Navegando por Autor "CONSTANTINO, Paulo"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCoordenadores de curso no ensino técnico: relato de pesquisa-ação voltada à gestão da educação profissional(2018) CONSTANTINO, Paulo; POLETINE, MarciaRelata uma pesquisa que pretendeu desvelar o papel dos coordenadores de cursos na educação profissional técnica.
- ItemEnsino técnico em música no estado de São Paulo: uma década de educação pública na Escola Técnica Estadual “Jacinto Ferreira de Sá”(2019) CONSTANTINO, PauloThe text reports the course of a decade (2007-2017)of the foundation of technical courses in the music area at the State Technical School Jacinto Ferreira de Sá (Etec)in Ourinhos, São Paulo, Brazil, pioneer in this offer in vocational education in São Paulo. I thus circumscribe this text to the scope of the history of institutions and the formal spaces of public vocational education as a small contribution to the analysis of public policies and the dimensions in the period, whose pertinence emerges in the demarcation of a decade of music in national basiceducation, through Federal Law 11769/2008 and its subsequent modifications.
- ItemEnsino técnico na modalidade a distância: um retrato do atendimento e das políticas públicas para a educação profissional paulista(2017) CONSTANTINO, Paulo; POLENTINE, Márcia Regina de OliveiraApresenta um recorte sobre a situação atual do ensino técnico na modalidade a distância em escolas técnicas estaduais. Por meio de pesquisa documental, demonstra que a oferta pública de matrículas na modalidade praticamente dobrou no período compreendido entre 2010 e 2016, revelando as iniciativas de investimento e as orientações de políticas públicas do Estado de São Paulo.
- Item“I’m dying to be a star”: uma pesquisa exploratória sobre a demanda do curso técnico em canto em uma instituição pública de educação profissional(2017) CONSTANTINO, Paulo; POLENTINE, Márcia Regina de OliveiraAnalisa o aumento expressivo da demanda por vagas no processo seletivo do curso Técnico em Canto em uma instituição pública paulista nos últimos anos. Baseado em instrumentos da pesquisa documental, combinado às análises obtidas em campo com um grupo focal de alunos ingressantes em 2014, considera algumas explicações para esta explosão de demanda na educação profissional.
- ItemPor uma história da apreciação musical na escola brasileira: as ideias dispostas nos manuais didáticos do canto orfeônico(2018) CONSTANTINO, PauloReconstitui os percursos da atividade de apreciação musical na escola brasileira, compondo uma historiografia sobre elementos que são mínimos e esparsos, por meio de pesquisa bibliográfica. A ênfase recai sobre o período de desenvolvimento e vigência oficial do Canto Orfeônico [entre as décadas de 1930-1960] no país, do qual se apresentam as ideias sobre apreciação presentes em sete manuais didáticos difundidos à época.
- ItemResidência nas escolas agrícolas de ensino técnico: alternativa para a educação profissional pública no estado de São Paulo(2017) CONSTANTINO, Paulo; POLETINE, Marcia; OLIVEIRA, Antonio Carlos Ottoboni deAnalisa a manutenção do sistema de residência escolar para o ensino técnico agrícola no Estado de São Paulo, Brasil, a partir da experiência de uma instituição pública de educação profissional, por meio de pesquisa híbrida realizada em 2014 e 2015. Residências escolares oferecem ao aluno a oportunidade de obter sua formação de modo intensivo, durante um período de tempo específico, dentro de uma escola agrícola.