Navegando por Autor "COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação no processo de transformação social: refletindo sobre a prática docente(2021) COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa; FONSECA, André Dioney; COLARES, Anselmo AlencarEste texto propõe-se investigar a prática docente em suas relações com o projeto de emancipação coletiva de todos os excluídos no atual sistema socioeconômico vigente. A problemática que é ponto de partida para a reflexão que aqui buscamos estabelecer está assentada no entendimento de que a sociedade da qual fazemos parte, cada vez mais, carece de uma educação comprometida com as transformações que foram anunciadas — e não concretizadas — pela burguesia revolucionária do amanhecer dos tempos modernos. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica, com aporte teórico e metodológico ancorado no materialismo histórico dialético, daí a preocupação em estabelecer uma análise voltada às relações de ensino-aprendizagem que compreendem o ato educativo como um processo permanente de reflexão com vistas a rupturas transformadoras, uma vez que o modo de produção capitalista intensificou a ampliação das redes de comércio em praticamente todos os campos da atividade humana, mas também produziu e aprofundou as desigualdades sociais, bem como o distanciamento entre as pessoas, acentuando o individualismo, o consumo e a depredação do ambiente. Dessa forma, conclui-se que a prática docente exige reflexão e articulação entre teoria e prática, ou seja, uma práxis efetiva. Nesse momento crucial, em que assistimos ao ressurgimento/fortalecimento de grupos fascistas, ultraconservadores, faz-se necessária a resistência ativa no combate ao obscurantismo, na denúncia dos retrocessos e no anúncio de uma nova sociedade. A utopia há de vencer, e para isso é fundamental a práxis educativa transformadora.
- ItemAnálise do Programa de Educação (em tempo) Integral: Almeirim/PA (2012-2016)(2023) COSTA, Eleandro Nascimento; SILVA, Cleuciane Dias da; COLARES, Maria Lília Imbiriba SousaO artigo aborda a temática da educação (de tempo) integral no contexto municipal de uma cidade da Amazônia paraense, a partir de pesquisa bibliográfica e documental. O estudo teve por objetivo analisar o processo de implementação do Programa Mais Educação como uma das ações governamentais voltadas para a indução de políticas da educação integral assumida pela Secretaria de Educação do município de Almeirim, estado do Pará, com o recorte temporal de 2012 a 2016. Os resultados indicam que no período investigado houve a intenção governamental de ações indutoras voltadas para uma busca de formação integral, porém, com pouco avanço na implementação efetiva de uma política/programa de educação integral para toda a rede municipal. Por fim, este artigo colabora com discussões sobre a implementação das políticas públicas educacionais voltadas para educação integral, considerando as peculiaridades do povo amazônico, bem como os entraves dos processos educacionais.
- ItemO direito à educação integral na Amazônia: estudo na região metropolitana de Santarém/PA(2022) SANTOS, Angela Rocha dos; COLARES, Maria Lília Imbiriba SousaEste artigo aborda o direito à educação integral, contido na agenda da política pública brasileira, após a Constituição Federal (CF) de 1988 (BRASIL, 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996) e nos Planos de Educação (BRASIL, 2001, 2014). Porém, a garantia deste direito depende de como está sendo configurado o planejamento e a efetivação de políticas nos sistemas de ensino público, em especial, voltadas para o atendimento da Meta 6 do PNE em âmbito municipal. Objetiva-se corroborar nas reflexões sobre o direito à educação integral na realidade educacional da Região Metropolitana de Santarém, no estado do Pará, após o PNE (2014-2024). Pesquisa documental, com enfoque qualitativo e referencial de análise da perspectiva da pedagogia histórico-crítica. As fontes de coleta de dados foram os documentos/relatórios estatísticos oficiais, do ordenamento normativo e legal, além dos planos municipais de educação da região pesquisada. Os resultados apontam a importância dos sistemas de ensino, quanto ao cumprimento, monitoramento e avaliação das metas e estratégias pactuadas nos seus planos de educação, face aos desafios históricos e contemporâneos presentes na RMS/PA, no seu processo de formação cultural e social. Os Planos não expressam a sua materialidade, o que urge evidenciar e desenvolver estudos locais, que considerem uma compreensão dialética da educação nos sistemas de ensino, bem como estudos sobre práticas de experiências exitosas de aprendizagens institucionais em prol de uma formação omnilateral, integral e de totalidade do ser humano social e histórico.
- ItemO direito à educação integral: um estudo no contexto municipal do oeste do Pará(2023) SANTOS, Ângela Rocha dos; COLARES, Maria Lília Imbiriba SousaEste estudo aborda a configuração do direito à educação integral, como direito humano, social e constitucional previsto pelo Estado Brasileiro, após a Carta Magna de 1988. Tem-se por objetivo contribuir sobre a temática, a partir da socialização dos resultados de pesquisa em andamento, com recorte ao contexto da Região Metropolitana de Santarém, estado do Pará. A metodologia deu-se pela revisão bibliográfica e documental, com referencial de autores da área de concepção dialética da educação, como Ganzeli (2107), Aguiar e Colares (2022), Dourado (2020), dentre outros. Os resultados permitem inferir que diante a ameaça e retrocessos aos direitos sociais, incluindo a educação integral, os Planos de Educação em âmbito municipal constituem-se instrumentos essenciais, caracterizados de interesse coletivo, alicerçados em sistemas próprios de ensino. Porém, os Municípios podem apresentar resultados diferentes nas fases de implementação do planejamento do direito à educação integral, o que requer monitoramento e estudos.
- ItemO plano municipal com vista ao atendimento do plano nacional: análise das perspectivas para a educação em tempo integral(2019) OLIVEIRA, Talline Luara Moreira Melo; COLARES, Maria Lília Imbiriba SousaEste artigo apresenta a Lei n°13.005, de 25 de junho de 2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação - PNE 2014/2024 e resultou na elaboração dos planos municipais de educação pelos municípios brasileiros. Objetiva analisar o Plano Municipal de Educação – PME 2015/2025 de Santarém-PA, instituído pela Lei n° 19.829, de 14 de junho de 2015, delimitando-se à meta 6 que trata da oferta de educação em tempo integral, análise da elaboração da referida meta e estratégias para realidade local. Constatamos que a ampliação da jornada escolar, ocorreu em grande parte, pela adesão ao Programa Mais Educação. Entretanto, com a instabilidade política, o referido programa sofreu reformulação e a sua implantação ficou limitada no município. Desde o ano de 2011, há escola de tempo integral na rede municipal. Embora na zona urbana atenda alunos em tempo parcial e integral desde o ano de 2016. Identificamos também uma escola de tempo integral para atender a população do campo, ambas apresentam desafios que precisam ser sanados com o olhar pautado na heterogeneidade da região amazônica. Ressaltamos ainda, o impacto na educação com o corte de gastos, que limita a implementação de políticas públicas que abrangerão o período do PNE. Assim, percebemos que os processos pelos quais caminha a educação são incertos, com evidências desanimadoras, devido às ações do governo. Dentre elas, a falta de uma agenda política, na qual a educação seja uma prioridade, com políticas educacionais voltadas para a melhoria do ensino e com estratégias de concretização do atual PNE.