Navegando por Autor "COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva"
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- ItemConfigurações da cultura escolar militar: relações de significações com os jovens alunos(2020) COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva; GOMES, Cleomar FerreiraO artigo apresenta as configurações da cultura escolar de uma escola civil militar que atende ao Ensino Médio, em Cuiabá-MT. É um estudo qualitativo e descritivo que teve como instrumentos de pesquisa fontes documentais, observações e entrevistas semiestruturadas. As discussões têm assento na socioantropologia sobre os desafios da escola e do Ensino Médio ao atender as juventudes; como a cultura escolar lida com a diversidade juvenil; como o projeto pedagógico se vincula aos contextos de vida dos alunos. Compreendeu-se que os projetos de vida dos “jovens alunos” são marcados por incertezas em relação à proximidade com a adultez e a terminalidade dos estudos e a importância de investigações sobre as relações entre os jovens, a escola e o Ensino Médio.
- ItemReflexões sobre o fazer pedagógico nas aulas de Educação Física do Ensino Médio(2021) COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva; GOMES, Cleomar FerreiraO trabalho discute as investigações acerca das práticas curriculares e pedagógicas do fazer pedagógico em educação física no ensino médio. As discussões teóricas e metodológicas têm assento na Sociologia do corpo, do cotidiano e da juventude. O estudo é qualitativo, etnográfico-descritivo e teve como sujeitos de pesquisa o professor e jovens alunos participantes das aulas de educação física, em uma escola pública estadual, em Cuiabá-MT. Envolveu análise de fontes documentais como Projeto Pedagógico da Escola e Planejamento Anual de Ensino da Educação Física; observações participantes das aulas e do cotidiano da escola; entrevistas semiestruturadas com professor e jovens alunos. A partir do conhecimento de aspectos do universo juvenil, em específico, os marcadores sociais que permeiam as relações e condições materiais, culturais e simbólicas de vida dos participantes se pode refletir a juventude como categoria sociocultural e a relação da escola e a educação física com o contexto de vida dos jovens. Avaliaram-se as ausências e presenças de sentidos das aulas de educação física para reflexão do seu lugar no projeto de formação cultural das juventudes. Sugerem-se possibilidades de práticas pedagógicas que valorizem o ensino das práticas corporais a partir da aproximação com o universo juvenil, o que é necessário para que ocorra a legitimidade e autonomia pedagógica da disciplina no currículo do ensino médio.