Navegando por Autor "CHAVES, Priscila Monteiro"
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- ItemDo formalismo didático à experiência da consciência: Paulo freire e a substantividade democrática na escola pública-popular(2019) GHIGGI, Gomercindo; CHAVES, Priscila Monteiro; PEREIRA, Dirlei de AzambujaO presente estudo de cunho teórico-bibliográfico ancora-se na teoria freiriana para denunciar a obsolescência do papel da didática no que compete à experiência da consciência (HEGEL, 2014), bem como visa analisar a sua equivocada tentativa de dar proeminência à socialização dos aspectos culturais já convencionados. A constituição de um fluxo de divulgadores, admiradores e comentadores concentrados em universidades e que, sob a égide da salvaguarda da tradição intelectual e do discurso revolucionário de Freire, acabou por convertê-lo em um autor (BRAYNER, 2015). Além de atenuar uma concepção pedagógica de educação popular, preceitos estéticos, culturais e políticos que fundamentam para além do fazer da sala de aula foram se modificando. Assumir a diretividade da educação em uma perspectiva democrática é um dos pontos de reflexão deste estudo. Uma educação para a liberdade nada tem a ver com o espontaneísmo. Todavia, a didática tem sido uma área bastante prejudicada por uma leitura descompromissada dos mais recentes paradigmas filosóficos educacionais. Posicionamentos equivocados vêm sendo adotados em nome de um suposto respeito à individualidade do aluno, que nada mais são que um espontaneísmo licencioso sob o pretexto de práticas não diretivas. Esse conflito demanda melhor elucidação da relação intrínseca entre os aspectos políticos didático-pedagógicos e a liberdade da experiência da consciência, a qual Freire (1990) chamou de substantividade democrática.
- ItemEditorial(2018) FELDKERCHER, Nadiane; CHAVES, Priscila Monteiro
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- ItemEditorial(2018) SCHNEIDER, Marilda Pasqual; Feldkercher, Nadiane; CHAVES, Priscila Monteiro
- ItemEditorial(2020) CHAVES, Priscila MonteiroA Roteiro tem a satisfação de disponibilizar aos leitores, autores e simpatizantes do periódico o volume 45, que traz uma importante mudança em 2020: a publicação contínua de artigos científicos aprovados. A modalidade de publicação contínua promove maior celeridade ao processo de comunicação e à visibilidade das pesquisas produzidas, uma vez que os artigos aprovados e demais produções não precisam aguardar a composição e diagramação do número para serem publicados. Com a publicação contínua, a Roteiro passa, também, a publicar um volume anual com um único número. O v. 45 é constituído por três seções temáticas que versam sobre aspectos atuais e relevantes e que, juntas, somam 28 artigos científicos. Além dos artigos, as seções temáticas apresentam resenhas e entrevistas com pesquisadores e educadores da área. Outros 26 artigos de demanda contínua, além de uma resenha, completam o volume.
- ItemEditorial(2018) SCHNEIDER, Marilda Pasqual; Feldkercher, Nadiane; CHAVES, Priscila Monteiro
- ItemEntre a commoditycidade e a pesquisa engajada(2019) CHAVES, Priscila Monteiro; FELDKERCHER, Nadiane; SCHNEIDER, Marilda Pasqual
- ItemEntre a Commoditycidade e a pesquisa engajada(2019) CHAVES, Priscila Monteiro; FELDKERCHER, Nadiane; SCHNEIDER, Marilda PasqualIt is not new that different authors have shown the ostensible action of the marketing logic regulating what must be produced and published in higher education, “[...] a trend that is already hegemonic” (BIANCHETTI; SGUISSARDI, 2017, p. 78 ) and denotes the Commoditycity movement not only of the researches carried out, but of the university as a whole. In this sense, journals survive in the paradox that promotes what is relevant and responds to the specific needs of an evaluation system.
- ItemPara começo de conversa...(2019) CHAVES, Priscila Monteiro; SCHNEIDER, Marilda Pasqual; FELDKERCHER, Nadiane
- ItemPara começo de conversa...(2019) CHAVES, Priscila Monteiro; SCHNEIDER, Marilda Pasqual; FELDKERCHER, NadianePara que possamos nos aproximar de uma interpretação mais lúcida e possível da realidade material, diversas vezes escamoteada pela difusão de “proposições economicistas e tecnicistas, revitalizadas [...] [por] interpretações idealistas” (ROSAR, 2012, p. 28), se faz necessário entender fenômenos que se atualizam em dualidades de novo tipo (RUMMERT; ALGEBAILE; VENTURA, 2012). Se, outrora, a preocupação com as pesquisas em educação se dava pela disputa do acesso das classes populares à Educação Básica e Superior, hoje, as “oportunidades formativas” são “recriadas”, de modo a instituírem percursos educacionais subordinados ao capital, disfarçados de “liberdade de escolha”. Ao mesmo tempo que essas estratégias “ressignificam a marca social da escola” (RUMMERT; ALGEBAILE; VENTURA, 2012, p. 42), seu caráter classista é modernizado, e pior, encoberto pelo discurso da inclusão, também proferidos pelas Organizações Multilaterais.
- ItemSilenciamentos e questionamentos: a pesquisa em educação como incitação às mudanças(2019) FELDKERCHER, Nadiane; SCHINEIDER, Marilda Pasqual; CHAVES, Priscila MonteiroRoteiro has become a journal with continuous online publications. This modality makes it possible to provide the scientific and academic community with the results of studies and research on educational policies and processes more quickly. This is because the texts recommended by the ad hoc evaluators and approved by the Editorial Committee can be published immediately after their layout. However, we will continue to use the organization of three annual issues that may be made available concurrently. The electronic summary and the presentation of each issue will be made available to readers as soon as we have gathered the set of texts necessary for its composition.
- ItemSilenciamentos e questionamentos: a pesquisa em educação como incitação às mudanças(2019) FELDKERCHER, Nadiane; SCHNEIDER, Marilda Pasqual; CHAVES, Priscila Monteiro