Navegando por Autor "CEDRO, Wellington Lima"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesdobramentos da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino e para a investigação sobre a atividade pedagógica(2018) CEDRO, Wellington Lima; MORETTI, Vanessa Dias; MORAES, Sílvia Pereira Gonzaga deEste texto tem como objetivo discutir os desdobramentos do conceito de Atividade Orientadora de ensino (AOE) para a organização do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas educacionais. Foi realizada uma investigação de caráter documental em que se analisa dezenove teses de doutorado produzidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe), no período de 2003 a 2016. A análise mostra como a AOE estava inicialmente, ligada à organização do ensino, e que, posteriormente ela passa a ser compreendida, também, como instrumento teórico-metodológico para o desenvolvimento das pesquisas em educação, a qual tem como objeto a atividade pedagógica.
- ItemProfessores discutindo a significação do conhecimento no clube de matemática(2021) SILVA, Mayline Regina; CEDRO, Wellington LimaNeste artigo tem-seporobjetivo discutir o conhecimento matemático e suas relações com a formação inicial de professores de matemática. Busca-serefletirsobre arelação designificação do citadoconhecimento, bem comoo movimento lógico-histórico de conceitos. Posteriormente, são abordadosaspectos da metodologia desenvolvida na investigação, base deste artigo. São apresentados também alguns dados construídose analisados queconstituíram indícios da percepção deque o conhecimento ésíntese lógica da história humana,da perspectiva de um sabercomo elemento maior para a emancipação dos sujeitose da apreensão da realidade pela essência e não pela aparência, em prol de uma organização do ensino de matemática apropriado, pautada na Teoria Histórico-Cultural.
- ItemUma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem(2007) CEDRO, Wellington Lima; MOURA, Manoel Oriosvaldo deThe essential paper of algebra teaching in the children’s development is irrefutable. In line with that, this work discusses the algebraic learning in a learning space: the Mathematics Club. From the historical-cultural approach and the Activity Theory, the learning spaces are understood, as a place where individuals accomplish specific learning goals guided by intentional action for who teaches. A major finding of this study is that spaces such as the Mathematics Club are places capable to propitiate a significant learning activity in the field of mathematical knowledge. This work results of a didactic experiment with children at the “Application School” from College of Education at Universidade de São Paulo, Brazil.