Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "CEDRO, Wellington Lima"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desdobramentos da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino e para a investigação sobre a atividade pedagógica
    (2018) CEDRO, Wellington Lima; MORETTI, Vanessa Dias; MORAES, Sílvia Pereira Gonzaga de
    Este texto tem como objetivo discutir os desdobramentos do conceito de Atividade Orientadora de ensino (AOE) para a organização do ensino e para o desenvolvimento de pesquisas educacionais. Foi realizada uma investigação de caráter documental em que se analisa dezenove teses de doutorado produzidas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe), no período de 2003 a 2016. A análise mostra como a AOE estava inicialmente, ligada à organização do ensino, e que, posteriormente ela passa a ser compreendida, também, como instrumento teórico-metodológico para o desenvolvimento das pesquisas em educação, a qual tem como objeto a atividade pedagógica.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Professores discutindo a significação do conhecimento no clube de matemática
    (2021) SILVA, Mayline Regina; CEDRO, Wellington Lima
    Neste artigo tem-seporobjetivo discutir o conhecimento matemático e suas relações com a formação inicial de professores de matemática. Busca-serefletirsobre arelação designificação do citadoconhecimento, bem comoo movimento lógico-histórico de conceitos. Posteriormente, são abordadosaspectos da metodologia desenvolvida na investigação, base deste artigo. São apresentados também alguns dados construídose analisados queconstituíram indícios da percepção deque o conhecimento ésíntese lógica da história humana,da perspectiva de um sabercomo elemento maior para a emancipação dos sujeitose da apreensão da realidade pela essência e não pela aparência, em prol de uma organização do ensino de matemática apropriado, pautada na Teoria Histórico-Cultural.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uma perspectiva histórico-cultural para o ensino de álgebra: o clube de matemática como espaço de aprendizagem
    (2007) CEDRO, Wellington Lima; MOURA, Manoel Oriosvaldo de
    The essential paper of algebra teaching in the children’s development is irrefutable. In line with that, this work discusses the algebraic learning in a learning space: the Mathematics Club. From the historical-cultural approach and the Activity Theory, the learning spaces are understood, as a place where individuals accomplish specific learning goals guided by intentional action for who teaches. A major finding of this study is that spaces such as the Mathematics Club are places capable to propitiate a significant learning activity in the field of mathematical knowledge. This work results of a didactic experiment with children at the “Application School” from College of Education at Universidade de São Paulo, Brazil.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão