Navegando por Autor "CASTRO, Rosane Michelli de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA escola e o Ensino Fundamental I, frente às dificuldades de aprendizagem: aspectos para uma pauta de discussões sobre a (des)medicalização da educação e o êxito do(a)s escolares(2020) CASTRO, Rosane Michelli de; REIS, Karina Cássia OliveiraNeste artigo, exploramos aspectos sobre o papel da escola e o ensino de escolares, diante das dificuldades de aprendizagem apresentadas durante o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e que dizem respeito ao necessário distanciamento de diagnósticos que têm levado à medicalização da Educação.
- ItemA produção acadêmico-científica do programa de pós-graduação em educação da UNESP/Marília-SP e a política pública nacional de educação especial no Brasil: aspectos históricos(2018) SANTANA, Maria Silvia Rosa; CASTRO, Rosane Michelli de; LIMA, Elieuza Aparecida deApresentam-se neste artigo resultados das nossas reflexões realizadas junto aos grupos de estudos e pesquisas que integramos, centradas no objetivo geral de sistematizar e analisar teses e dissertações concluídas entre 2005 e 2008, na linha de pesquisa “Educação Especial no Brasil”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC-UNESP/Marília. Tais reflexões foram realizadas considerando-se que as mudanças, políticas públicas voltadas para as várias áreas sociais, assim como à educação são ou deveriam ser impulsionadas também pelos resultados das pesquisas acadêmico-científicas.
- ItemO futuro da escola e as tecnologias: alguns aspectos à luz do diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert(2017) CASTRO, Rosane Michelli de; LANZI, Lucirene Andrea CatiniApresentamos neste artigo resultados de reflexões sobre a escola, aspectos da sua história e atualidade, bem como suas perspectivas no âmbito da sociedade capitalista, marcada por desigualdades sócio-econômicas, à luz do diálogo entre os educadores brasileiro e sul-africano, Paulo Freire e Seymour Pappert, respectivamente, no vídeo intitulado “Seymour Papert e Paulo Freire: uma conversa sobre informática, ensino e aprendizagem”, sobre o futuro da escola e o papel das tecnologias.