Navegando por Autor "CASTANHA, André Paulo"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação escolar e transformação social: leituras de Manacorda e Mészáros(2018) ZIMMER, Sérgio Antônio; CASTANHA, André PauloO presente texto é resultado de nossa pesquisa em nível de mestrado em educação, cujo objetivo é analisar, nos escritos de Manacorda e Mészáros, o papel da educação escolar no processo de transformação social. Trata-se de uma pesquisa teórica que analisa as obras dos autores sobre educação. Organizamos o artigo em três partes: na primeira abordaremos aspectos biográficos dos pensadores, na segunda tratamos sobre educação escolar e transformação social; finalizamos com as considerações finais. Como resultado, destacamos que para os pensadores o papel da educação escolar deve ser o de elevar consciência crítica dos trabalhadores, além disso, deve se articular a uma educação não escolar, que defenda a necessidade de transformação social estrutural em todas as esferas da vida humana, que altere a subordinação do trabalho ao capital e contribua com a superação da sociedade de classes.
- ItemO programa de formação continuada de professores PDE/PR e a educação popular – 2007-2018(2021) MOCELLIN, Edna Goretti Menegatti; CASTANHA, André PauloO artigo analisa aspectos da formação continuada de professores, voltada às classes populares, junto ao Programa de Desenvolvimento Educacional PDE/PR, uma modalidade de formação ofertada pelo Estado do Paraná entre 2007 e 2018. Alicerçado na Pedagogia da Libertação e na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), o Programa atendeu milhares de professores da educação básica, da rede pública estadual de ensino. A pesquisa tomou como fontes os documentos oficiais, as sinopses das produções didáticas dos concluintes do PDE, as produções didáticas completas de seis professores PDE, que interviram numa escola pública que atende classes populares. O objetivo central foi/é analisar como a perspectiva da instrução/formação das classes populares ou educação popular apareceu no Programa. A partir de uma perspectiva dialética, elencamos os conceitos de Educação Popular, Classes Populares, Educação e Emancipação, Escola Pública e Pedagogia Histórico-Crítica e fizemos a busca nas sinopses resultantes das produções PDE. Para nossa surpresa, tais conceitos, praticamente não apareceram, considerando o volume de produções. Diante disso, nos questionamos: se o programa se configurou dentro de uma concepção teórico-crítica, por que e/ou como as palavras que caracterizam uma educação popular, voltada às classes populares, apareceram de forma tão diminuta? Concluímos enfatizando que, embora os conceitos pouco apareceram, a prática dos professores PDE, que interviram na escola, contribuiu para a emancipação dos sujeitos das classes populares. Além disso, os professores compreenderam melhor os processos de constituição social que permeiam o contexto escolar.
- ItemOs métodos de ensino no Brasil do século XIX(2017) CASTANHA, André PauloO objetivo do estudo foi compreender historicamente como se deu o processo de constituição dos métodos de ensino no Brasil do século XIX, articulando-os à prática pedagógica e a difusão da escola pública. O estudo compara as ações desencadeadas na Corte e província do RJ, MT e PR tendo por bases as fontes de época, tais como a legislação, relatórios e escritos de pensadores do século XIX. A análise e interpretação da documentação e da bibliografia está alicerçada ao contexto de produção buscando estabelecer relações entre os princípios teóricos e metodológicos dos métodos e os projetos políticos e sociais em disputas. Esse movimento evidencia que os métodos foram/são construídos historicamente e que o aparecimento de um não significa o desaparecimento do outro. A história da educação tem demonstrado como é difícil o domínio pleno (teórico-prático) dos métodos de ensino por parte dos professores e que é de extrema importância conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e pedagógicos dos métodos para poder intervir de forma precisa no interior das práticas escolares e na formação de professores.
- ItemPedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos(2018) CAMARGO, Tassia Lima de; CASTANHA, André PauloThe essay is the result of investigations about the process of institutionalization and deployment of Historical-Critical Pedagogy in Francisco Beltrão-PR, between 1990 and 2014. For the realization of essay we used documental, bibliographic, and interviews sources. Talking about the theoretical and methodological foundations of the Historical-Critical Pedagogy, next the analysis of education policies of Paraná. Finally, the Historical-Critical Pedagogy of municipal network in Francisco Beltrão, understanding of estrangements and approaches with this Pedagogy of counter-hegemonic character. By being the revolutionary theory, we understand to advance for the Historical-Critical Pedagogy pass of objective proclaimed in documents and come back the real objective, to this end we need the actions onwards precise conditions had direct that the history is built thru of conscience and collectives human actions, being possible to realize the education oriented to emancipation of working class.