Navegando por Autor "CARVALHO, João Wilson Savino"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDocência universitária: a profissionalização docente em cursos da área da saúde no contexto pós-neoliberal(2018) MALUSÁ, Silvana; CARVALHO, João Wilson Savino; MEDEIROS, Ana Claudia Jacinto Peixoto; OLIVEIRA, Luciana Charão de; CAMPOS, André Sanches SiqueiraO desenvolvimento profissional dos professores tem sido objeto de propostas educacionais que valorizam uma formação docente não mais baseada na racionalidade técnica, mas em uma perspectiva que reconhece a capacidade desses profissionais de decidir, de confrontar suas ações cotidianas com as produções teóricas, em especial num período pós-neoliberal que se encontram. Diante dessa reflexão, o objetivo deste trabalho – de natureza aplicada e exploratória, valorizando e explorando as abordagens quantitativa e qualitativa – é o de compreender a profissionalização do professor universitário no contexto pós-neoliberal e seus impactos nas suas práticas e saberes, tendo como referência as percepções dos profissionais docentes na área da saúde. Fruto de uma pesquisa maior, o instrumento de trabalho aqui utilizado foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UFU, sob o protocolo de registro 043/11.
- ItemEducação pela amorosidade: uma alternativa para a escola pública no Amapá?(2018) CARVALHO, João Wilson Savino; INÁCIO FILHO, GeraldoTrata-se de um estudo que tem fundamento no pensamento dialético de Maria Cecília Minayo e categoria de análise as representações da “baixada”, tal como projetadas na linguagem dos alunos das escolas públicas localizadas no seu entorno, e que analisa o trabalho e as perspectivas do Grupo de Educação Continuada, uma equipe de professores que, com base nas formulações de Humberto Maturana e no pensamento complexo, vem desenvolvendo práticas educativas de entrelaçamento da dimensão amorosa e cognitiva nas escolas públicas do Amapá. O estudo foca principalmente as possibilidades dessa prática na abordagem da sociabilidade violenta na escola pública do Amapá, a partir do material didático produzido pelo Grupo e dos resultados de sua aplicação em escolas públicas do Estado.
- ItemMetodologias ativas e docência no ensino superior: um cenário que demanda por competência pedagógica(2018) CARVALHO, João Wilson Savino; MALUSÁ, Silvana; SILVA, Alexandre Leite dos Santos; SANTOS, Alexandre Fonseca; VAZ, Liliane Rodrigues; NOGUEIRA, Fausto ReisEsse artigo tem como objetivo mostrar a importância das metodologias ativas no Ensino Superior e a necessidade, para a sua implantação, de competências pedagógicas do professor universitário. A pesquisa baseou-se na revisão da literatura científica e na aplicação de um questionário a 25 docentes, da área da saúde, de uma universidade mineira. Concluiu que as metodologias ativas estão em consonância com a formação crítica e reflexiva esperada pela educação superior, além de enriquecerem o espaço da sala de aula. Ademais, chegou-se à conclusão que o professor universitário necessita de um espaço permanente e dialógico para a construção da competência pedagógica que favoreça a introdução e o uso eficaz das metodologias ativas.