Navegando por Autor "CARMINATI, Celso João"
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- ItemA presença da disciplina de filosofia no currículo escolar de Moçambique(2019) CARMINATI, Celso João; OLIVEIRA, AlexandreAlvaroNeste artigo, analisamos o atual contexto da presença da disciplina de filosofia, no ensino secundário geral do segundo ciclo (11º e 12º anos de escolaridade), de Moçambique, contextualizando historicamente sua configuração e as condições do ensino. Os resultados indicam que o ensino da filosofia nesse nível é ministrado com objetivos predefinidos, com potencial para uma aprendizagem significativa. Já a pesquisa é utilizada como estratégia de ensino-aprendizagem. Há diversas lacunas a registrar:
- ItemContribuições da filosofia na formação discente no ensino secundário do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana(2023) CARMINATI, Celso João; PACHECO, Leandro KingeskiEste artigo objetivou compreender a percepção discente relativa à respectiva formação em filosofia e à utilização do tablet como meio de apoio nessa formação, com foco delimitado pelos discentes que frequentaram, em 2015, uma turma do 4º ano do ensino secundário superior do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana (LSSFL), situado na Itália. A metodologia da pesquisa contou com a aplicação de questionários junto ao professor da turma e, na análise, optou-se pela perspectiva descritiva analítica: i) utilizou um questionário composto por dez perguntas abertas; ii) apoiada em Bardin (2011), desenvolveu a análise de conteúdo e a categorização das respostas discentes, considerando o critério da pertinência das diversas respostas para cada pergunta; iii) ainda considerando o critério de pertinência, comparou as diversas respostas discentes com dois parâmetros para o ensino de filosofia, o Decreto Interministerial nº 211 (ITALIA, 2010), que prescreve competências e conhecimentos para o ensino em filosofia no ensino secundário superior italiano e a Programação de área do departamento de professores de filosofia do Liceo (LSSFL, 2014), que prescreve e acompanha didáticas e recursos para o ensino em filosofia no ensino secundário superior do LSSFL; iv) e buscou refletir, brevemente, sobre as categorias analíticas, com o apoio de Cândido (2005), Tomazetti (2005), Ghedin (2008), Horn (2009), Guido, Gallo e Kohan (2013), Moraes e Tomazetti (2014). Os resultados, justificados por pareceres e percentuais, indicaram uma percepção discente fortemente favorável em relação à respectiva formação em filosofia, assim como em relação à utilização do tablet como meio de apoio nessa formação.
- ItemEstratégias de combate às desigualdades sociais na rede municipal de São José(2016) RAMOS, Karine Rodrigues; CARMINATI, Celso JoãoO presente artigo tem por temática analisar os projetos educacionais realizados na Rede Municipal de Ensino e suas implicações nas mudanças sociais.