Navegando por Autor "CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos(2017) CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; FONSECA, Kátia de AbreuO estudo desenvolve uma análise teórica sobre a escola inclusiva, considerando a diversidade e fazendo um paralelo entre a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Proporciona uma discussão sobre questões atuais e relevantes, abrangendo os valores e paradigmas que têm norteado a educação brasileira destinada aos alunos, com ênfase na disparidade, sobretudo daqueles que apresentam necessidades educacionais especiais. Enfatiza a importância do convívio e do respeito à diversidade, mostrando a necessidade de flexibilização, modificação e adaptação do ambiente escolar para oferecer a todos, oportunidades e condições de desenvolvimento pleno em uma perspectiva de cultura inclusiva.
- ItemA escola inclusiva: seus pressupostos e movimentos(2017) CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; FONSECA, Kátia de AbreuO estudo desenvolve uma análise teórica sobre a escola inclusiva, considerando a diversidade e fazendo um paralelo entre a educação, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Proporciona uma discussão sobre questões atuais e relevantes, abrangendo os valores e paradigmas que têm norteado a educação brasileira destinada aos alunos, com ênfase na disparidade, sobretudo daqueles que apresentam necessidades educacionais especiais.
- ItemAprendizagem cooperativa no Ensino Superior: relato de uma experiência(2020) CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; BELLO,Marcia Miranda Silveira; REIS, Verônica Lima dosA Aprendizagem Cooperativa (AC) trata-se de uma metodologia de ensino e aprendizagem que visa superar a tradicional por meio de atividades cooperativas; ainda pouco adotada no ensino superior, pressupõe a formação de grupos heterogêneos. Este manuscrito objetiva relatar a experiência vivenciada na disciplina “Prática de Ensino na Educação Infantil” de uma turma de licenciatura em Pedagogia utilizando a metodologia de AC. Participaram 35 alunos(as) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP matriculados no 2º ano.
- ItemConsultoria colaborativa no ensino superior, tendo por foco um estudante com transtorno do espectro autista(2018) DONATI, Grace Cristina Ferreira; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias FialhoA área da Educação Especial tem natureza transversal, extrapolando, portanto, o estudante como único alvo. Suas ações devem incluir o docente como destinatário de formação específica, que deve ser continuada, flexível e se concretizar na prática diária da sala de aula.
- ItemEstratégias pedagógicas para estudantes com altas habilidades/superdotação: opinião de educadores(2016) REIS, Verônica Limas dos; REMOLI, Taís Crema; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias FialhoA legislação brasileira prevê o aprofundamento e o enriquecimento de aspectos curriculares para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) por meio de desafios suplementares nas classes comuns, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino. Por este motivo, o objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento de educadores, participantes de um curso lato sensu denominado “Especialização em Educação Especial na área de Altas Habilidades/Superdotação” na modalidade semipresencial, sobre estratégias pedagógicas para estudantes com AH/SD. A coleta de dados ocorreu em três turmas e, para tanto, os participantes assistiram a duas animações que apresentavam situações no ambiente escolar e deveriam escolher uma delas para discutir quais mudanças poderiam ocorrer na animação, amparados legalmente pelas políticas nacional e estadual. Para compor a amostra, foi estabelecido como critério de inclusão somente os relatos que se reportaram à área do curso (AH/SD). Os dados foram analisados conforme Análise de Conteúdo de Bardin, com relatos quantificados e distribuídos entre categorias não mutuamente exclusivas. Os resultados mostraram que dos 33 participantes que compuseram a amostra, 21 (63,64%) se reportaram às estratégias pedagógicas conforme solicitava a comanda da atividade. Os relatos também discorreram sobre outras temáticas, como: legislação (13); características do estudante com AH/SD (9); necessidades do professor (9); e indicação do estudante à Sala de Recursos, ou para avaliação para ratificar o diagnóstico de AH/SD ou ainda para a equipe gestora providenciar um trabalho conjunto (8). Considera-se que estratégias pedagógicas diversificadas, motivadoras, criativas, desafiadoras e instigantes são exigências mínimas para estudantes com AH/SD; porém, cabe ao(s) professor(es) avaliar e planejar atividades condizentes com as habilidades de cada aluno.