Navegando por Autor "BUSSE, Sanimar"
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- ItemA segmentação não convencional (hipossegmentação) em produções escritas de estudantes do 4º ano do ensino fundamental(2022) DINIZ, Ana Caroline Montrezol; BUSSE, Sanimar; CARMO, Stefani Alves do; HAHN, Thais GoldeffEste artigo apresenta dados relativos à segmentação não convencional de palavras, especificamente o fenômeno de hipossegmentação, presente em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental. Tem-se o objetivo de analisar o fenômeno da hipossegmentação (junção indevida de palavras) e as possíveis motivações para a sua realização nas produções textuais dos estudantes. As reflexões fundamentam-se em autores da área da fonética, fonologia e variação linguística como Bisol (2000, 2005), Bortoni-Ricardo (2005), Busse (2013), Cagliari (2006, 2009), Mollica (2004) e Oliveira (2005). Com relação aos procedimentos metodológicos, destaca-se que este estudo pressupõe os processos qualitativos interpretativistas, desse modo, os resultados foram gerados a partir de uma perspectiva metodológica amparada na Linguística Aplicada. A partir da pesquisa realizada, constata-se que os desvios ortográficos presentes nas produções dos estudantes são resultantes do trânsito de práticas sociais orais para práticas sistematizadas de escrita, assim, evidenciam as hipóteses construídas pelos estudantes durante o processo de aquisição da modalidade escrita da língua portuguesa. Os dados reiteram a necessidade do trabalho sistêmico e permanente com os aspectos fonográficos da língua, cabendo ao professor a análise das produções textuais dos alunos com o intuito de atestar as eventuais dúvidas dos estudantes, e considerar os desvios como parte integrante do processo de aprendizagem.
- ItemAnálise da dessonorização e da sonorização das consoantes oclusivas e fricativas do português em contato com o alemão(2023) SCHNEIDERS, Michele; BUSSE, SanimarEste artigo tem como temática a variação de dessonorização e sonorização das consoantes oclusivas e fricativas do português em contato com o alemão, sendo o objetivo geral da pesquisa analisar o fenômeno de dessonorização e sonorização das consoantes oclusivas e fricativas do português em contato com o alemão em falantes bilíngues de três localidades do Extremo Oeste de Santa Catarina a partir dos dados coletados pelo Atlas das Línguas em Contato na Fronteira (ALCF), projeto de pesquisa vinculado à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó (SC). A análise é pautada na seguinte pergunta de pesquisa: quais contextos extralinguísticos atuam como condicionadores para a realização da variação de dessonorização e sonorização das consoantes oclusivas e fricativas do português em contato com o alemão? A base teórica e metodológica da Dialetologia Pluridimensional e Relacional orienta a análise (RADTKE; THUN, 1996; THUN, 1998; 2005; 2010), a qual descreve a língua a partir de diferentes dimensões. Neste estudo, investigamos a variação por meio da dimensão diatópica, diastrática e diageracional. Como resultado, os dados revelam que tanto a variação de dessonorização quanto a de sonorização ocorre na fala dos bilíngues, sendo que a idade junto à baixa escolaridade são fatores importantes no condicionamento dos fenômenos.
- ItemRelação fala e escrita no processo de alfabetização: registros gráficos do “r” fraco e do “r” forte em produções escritas(2023) DINIZ, Ana Caroline Montrezol; BUSSE, SanimarEste artigo tem por objetivo apresentar, a partir da aplicação de um ditado, dados de ocorrências de desvios relacionados à representação gráfica do “R” forte (fricativa velar, glotal ou vibrante alveolar múltipla) e do “r” fraco (tepe) em produções escritas de alunos de duas turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental de instituições públicas de ensino. Teoricamente, esta pesquisa está inserida no campo da Linguística Aplicada e, metodologicamente, direcionada ao estudo pelo paradigma qualitativo com abordagem interpretativista, e o método de investigação utilizado é a pesquisa-ação, posto que as pesquisadoras estão inseridas no contexto analisado. A investigação realizou-se por meio da elaboração e aplicação de uma Unidade Didática de cunho diagnóstico, cujos resultados demonstram a sobressalência de realização do “r” fraco em contextos mediais intervocálicos em que se esperava o emprego do “R” forte, evidenciando a influência da oralidade na escrita, uma vez que identificamos na fala dos participantes essa realização, como resultado das línguas de imigração de origem europeia, principalmente, germânica, presente na comunidade. Os desvios motivados pela interferência do dialeto do aprendiz podem ser tomados como elementos que condicionam o nível de reflexão fonético-fonológica da língua e do conhecimento da ortografia. Diante dos dados coletados, observa-se a importância de os professores aprofundarem seus conhecimentos acerca do nível fonético-fonológico da língua para que possam compreender a natureza dos desvios apresentados pelos alunos e conduzi-los à compreensão do funcionamento da língua e do sistema de escrita alfabética.
- ItemRelação fala e escrita: uma análise dos registros ortográficos em produções escritas do Ensino Fundamental(2021) CARMOS, Stefani Alves do; BUSSE, SanimarEste artigo trata da relação entre a fala e a escrita em produções escritas de estudantes do Ensino Fundamental. A atividade escrita pode levar a inseguranças devido à complexa relação entre a fala e a representação gráfica de algumas palavras. Este estudo tem o objetivo de apresentar uma análise dos registros gráficos em produções escritas de alunos do Ensino Fundamental, a partir da descrição da natureza das ocorrências de escrita que infringem as regras ortográficas. Esta pesquisa insere-se na Sociolinguística Educacional, em que as reflexões partem dos estudos sobre variação linguística, escrita e ortografia realizados por Faraco (1994), Leal e Roazzi (2007), Morais (2007) (2009), Costa (2016), entre outros autores. Os dados analisados foram coletados em produções escritas desenvolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, visto que é nesse período que os estudantes têm os primeiros contatos com a ortografia da Língua Portuguesa. Observamos que os estudantes possuem dificuldades nas formas heterogêneas da língua, ou seja, no princípio de arbitrariedade que compõe a ortografia. Dessa forma, os dados reiteram que os índices de maior representatividade de desvios ortográficos são originários da influência da fala dos estudantes sobre a modalidade escrita, portanto, gerados devido à natureza fonético-fonológica.