Navegando por Autor "BRITO, Silvia Helena Andrade de"
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- ItemFernando de Azevedo: uma nova organização do trabalho didático para uma escola renovada (1927-1931)(2017) BRITO, Silvia Helena Andrade de; CARDOSO, Maria Angélica; OLIVEIRA, Rosely Gonçalves deEste artigo tem como objeto a proposta para a organização do trabalho didático em Fernando de Azevedo (1894-1974). Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é apresentar e problematizar a proposta de Fernando de Azevedo sobre o trabalho didático na sociedade capitalista. Para atingir esse objetivo, foram utilizadas como fontes primárias as obras de Fernando de Azevedo, bem como fontes secundárias, necessárias ao enriquecimento das reflexões aqui apresentadas. Assim, na primeira parte do artigo serão discutidas as categorias que presidirão as análises sobre as propostas azevedianas: trabalho didático e organização do trabalho didático. O segundo momento versa sobre os quatro elementos da organização do trabalho didático que serão analisados: a relação educativa; os recursos didáticos; o espaço físico e as políticas educacionais. À guisa de conclusão, enfatize-se que, apesar da crítica de Fernando de Azevedo à organização do trabalho didático na chamada escola tradicional e a proposta renovadora voltada para transformar esta organização, o viés liberal de sua análise estabelece os limites de suas propostas, que não chegaram ao âmago do problema, ou seja, foi incapaz de desvelar o caráter orgânico do trabalho didático em relação ao capitalismo, enquanto forma de organização da vida social.
- ItemO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e as relações público/privadas no ensino superior(2017) RODRÍGUEZ, Margarita Victoria; SEVERINO, Jorismary Lescano; MACIEL, Caroline; BRITO, Silvia Helena Andrade deThe objective of this work is the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID), whose objective is to analyze the regulation and approval of PIBID scholarships and subprojects from the perspective of the public / private relation in higher education. For this, the methodological procedure used was the analysis of the Program's legislation, as well as the data made available in the PIBID reports. This shows that, despite the neoliberalnature of the program's organization, in relation to the public / private partnership, the largest volume of approved scholarships and projects were still with the public sector until 2014. Some tensions are presented in this perspective, But they also highlight the precariousness of private higher education and the program's characteristic.