Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BRANDT, Andressa Graziele"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A prática como componente curricular na disciplina pesquisa e processos educativos do curso de Pedagogiaum diferencial na relação entre pesquisa, teoria e prática
    (2019) BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD, Márcia de Souza
    This article discusses the role of Practice as a Curricular Componentin the initial processes of teacher training, whose main objective is to analyze the proposal of the training of the graduates of a course by examining the disciplines of Research and Educational Processes, which consubstantiate the Practice as a Curricular Component. In this qualitative research, the data treatment was based on the content analysis proposed by Bardin (2009), by André (2012, 2017), and by Gatti and Barreto (2009) on the role of research in teacher training, and by the contributions of García (1999, 2009) on professional development. The results indicated that the Practice as a Curricular Component, associated to the learning practices of teaching, having the research as a vertical axis of teacher training, is fundamental for the professional development of the future teachers, becoming an essential element for the development of the research skills contributing to their professional, artistic, scientific and political training.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação compartilhada entre professores formadores e estudantes dos cursos de licenciatura
    (2018) BRANDT, Andressa Graziele; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa
    No presente trabalho abordamos a importância da avaliação compartilhada entre professor formador e estudantes na formação inicial e no desenvolvimento dos saberes dos futuros docentes, em vista das perspectivas e respostas que o professor retroalimentará suas práticas formativas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Mudanças e continuidades dos marcos legais do curso de pedagogia no Brasil
    (2019) BRANDT, Andressa Graziele; HOBOLD, Márcia de Souza
    The objective of this research is to analyze the four legal frameworks of the Pedagogy course in Brazil, regarding changes and continuities about curricula for teacher education. It is presented as a central research question: what elements of continuity and change are expressed in the four legal frameworks of the Pedagogy course in Brazil? It is a research of qualitative approach, with development of documentary analysis of the legislation of the Pedagogy course, through the technique of content analysis, to obtain/elaborate the proposed analyzes. The results showed that the four legal frameworks that constituted the curricula of Pedagogy courses throughout its historical constitution are: 1) Decree-Law No.1190/1939; 2) Opinion No. 251/62; 3) Opinion No. 252/69 and Resolution CFE No. 2/69; 4) Opinion CNE/CP No. 5/2005 and Resolution CNE/CP No. 1/2006. It was found that the four legal frameworks present elements of change and continuity that directly influenced the historical constitution of teacher training curricula in the country.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O plano nacional de educação e a formação continuada de professores(as) para a educação básica: análise e monitoramento acerca da meta 16
    (2019) BRANDT, Andressa Graziele; WERNER, Bruna; SILVA, Filomena Lúcia Gossler Rodrigues da
    No texto objetivou-se apresentar uma análise da Meta 16 do PNE-2014/2024, acerca da formação continuada de professores(as) para a Educação Básica. Partiu-se do seguinte questionamento: Quais ações são necessárias para a materialização das estratégias da Meta 16? O percurso metodológico, de caráter qualitativo, bibliográfico e documental, baseou-se na aproximação dos autores do campo. Entre os resultados identificou-se que acerca do indicador 16A, o percentual de professores(as) com formação em nível de pós-graduação aumentou de 2010 a 2017, passando de 24,5% para 36,2%. Em relação Indicador 16B, que diz respeito à proporção de professores que realizaram cursos de formação continuada, no período de 2012 a 2017, o mesmo demonstra houve um crescimento, passando de 29,4% para 35,1%.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Percepções dos estudantes de licenciatura acerca do conceito de currículo: implicações da cultura e cultura escolar na educação
    (2019) BRANDT, Andressa Graziele; SILVA, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da; FERNANDES, Sonia Regina de Souza; NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do; MAGALHÃES, Nadja Regina Sousa; MORAIS, Joelson de Sousa
    O objetivo deste estudo foi analisar as representações que os estudantes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de um Instituto Federal (IFs) do estado de Santa Catarina possuem em relação a compreensão do conceito de currículo e suas implicações nas políticas curriculares da Educação Básica.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão