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Navegando por Autor "BORGHI, Raquel Fontes"

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    A atuação de atores privados do movimento todos pela base na rede estadual do Espírito Santo: mapeamento e caracterização
    (2022) CÓSTOLA, Andresa; BORGHI, Raquel Fontes
    O estudo é proveniente de pesquisa de mestrado em andamento e integra pesquisa interinstitucional realizada por pesquisadores da UNICAMP, UNESP, USP. Tem como objetivo investigar a atuação dos atores privados que compõem o Movimento Todos pela Base (MBNC) na rede estadual do Espírito Santo (ES), no período de 2013-2019. Para tanto, foram mapeadas as ações, programas e projetos que esses atores têm oferecido à rede estadual para a área de currículo. O mapeamento foi realizado no site da secretaria estadual de educação do ES e no banco de dados Mapeamento de atores privados na educação pública do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (GREPPE). Os resultados preliminares evidenciam que houve um aumento significativo de projetos iniciados em 2019 e que, em sua maioria, os projetos são voltados para a categoria dos docentes. Esse aumento pode estar relacionado com a aprovação da Base e seu prazo de implementação.
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    Os reformadores empresariais e as políticas educacionais: análise do movimento todos pela base nacional comum
    (2018) COSTOLA, Andresa; BORGHI, Raquel Fontes
    O movimento empresarial, no Brasil, tem influenciado de forma significativa na agenda e na construção de políticas públicas. Este trabalho tem como intuito analisar tal influência, mais especificamente, nas políticas educacionais curriculares, tendo como foco as atuações do “Movimento Todos pela Base Nacional Comum” (MBNC) no processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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    Princípios gerencialistas na educação pública e a atuação do professor coordenador
    (2020) LANDIM, Vanessa; BORGHI, Raquel Fontes
    Este artigo representa parte de uma pesquisa de Mestrado que investiga a atuação do Professor Coordenador diante das avaliações em larga escala implementadas no Brasil a partir da década de 1990. Apresentaremos algumas discussões acerca do gerencialismo na educação pública brasileira e indicaremos algumas possíveis influências na atuação do Professor Coordenador.

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ISSN 1518-6385

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