Navegando por Autor "BORGES, Maria Célia"
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- ItemA formação continuada enquanto política pública: ações e programas para atender às necessidades dos professores(2022) NOGUEIRA, Adrinelly; BORGES, Maria CéliaEste estudo teve como objetivo entender a formação continuada enquanto política pública em um município do Triângulo Mineiro. Baseou-se em uma pesquisa qualitativa, orientada epistemologicamente pela abordagem dialética. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, foram utilizados os seguintes: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa empírica utilizou-se questionários online como instrumentos para a coleta de dados. Conclui-se que para os professores e gestores políticas públicas são ações e programas desenvolvidos para atender às necessidades e interesses do povo. Constatamos que existe um projeto de formação continuada para os professores no município, mas são necessárias novas perspectivas em relação às políticas públicas e práticas educativas da rede
- ItemA formação docente e o atendimento educacional especializado – mediação para inclusão educacional(2019) BORGES, Maria Célia; SILVA, Marlon César da; LEAL, Simone das GraçasO texto traz uma discussão sobre a formação docente focando na formação continuada do profissional que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em busca de maior inclusão educacional. O tema explorado é um recorte interativo entre duas investigações da pós-graduação stricto sensu, mestrado em educação, realizados na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) entre 2017-2019. O delineamento da investigação é a pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e consultas à legislação. Os resultados explicitaram que dentre outros aspectos, a proposição e concretização de políticas de formação docente é condição sine qua non para o alcance de uma escolha mais inclusiva.
- ItemApresentação(2014) BORGES, Maria CéliaO tema em pauta no presente dossiê é: "O financiamento da Educação e a qualidade do ensino: desafios para o novo Plano Nacional de Educação", o qual agrega temáticas congêneres como o custo aluno/qualidade; o Fundeb; o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira, dentre outros.