Navegando por Autor "BORGES, Carlos Nazareno Ferreira"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação Física brasileira entre 1980 e 1995: novos olhares sobre a produção do conhecimento(2020) FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno FerreiraEsta pesquisa bibliográfica refere-se a uma releitura da produção do conhecimento da educação física entre 1980 e 1995. Apresenta como objetivo central: identificar como se deu a produção do conhecimento progressista no campo da educação física entre 1980 a 1995. Em relação aos principais resultados, apontamos que a área da educação física ao realizar a crítica em relação a seu passado positivista e reducionista de ciência, produziu obras clássicas que podem ser classificadas em três grupos em relação aos seus objetivos, são eles: obras de denúncia (Histórica, conjuntura política e etc.), denúncia e exposição de estudo ou experiência e crítica com proposição metodológica de ensino.
- ItemEducação, ensino e pesquisa: reflexões a partir de pedagogias críticas da educação brasileira(2022) FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno FerreiraEste texto discute a partir do aporte teórico-conceitual de Dermeval Saviani e Paulo Freire, as contribuições dos autores para o debate das categorias, educação, ensino e pesquisa. Em termos de fontes, utiliza-se de uma bibliografia clássica dos autores supramencionados, buscando examinar no conteúdo dos seus próprios textos a possibilidade de uma imbricação formativa entre ensino e pesquisa. Concluí que apesar do conceito de educação não ser tão antagônico entre os autores, vê-se que em Saviani há a proposição de papéis diferenciados para o ensino e a pesquisa, enquanto em Freire, a relação entre ensino e pesquisa projeta uma educação crítica, reflexiva e dialógica.
- ItemEnsino Remoto na perspectiva Freireana: limites e possibilidades para prática crítico-libertadora(2022) BRANDÃO, Pedro Paulo Souza; GOMES, Maria Rosilene Maués; BORGES, Carlos Nazareno FerreiraNeste ensaio objetivamos identificar, à luz do pensamento freireano, limites e possibilidades para uma prática pedagógica crítico-libertadora no contexto do Ensino Remoto. Relacionamos o contexto pandêmico com o campo educacional tendo como norte a seguinte questão: que limites e possibilidades existem na prática do Ensino Remoto para uma educação crítico-libertadora? Os resultados apontam, entre outros limites: intensificação sem precedentes ao trabalho docente; mas, com possibilidades de que as experiências com o Ensino Remoto sejam alternativas ao diálogo crítico com os oprimidos e subversivas aos modelos dominantes.
- ItemPerspectivas para uma imbricação formativa entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física(2023) FURTADO, Renan Santos; BORGES, Carlos Nazareno FerreiraEste estudo apresenta como objetivo refletir sobre a possibilidade da imbricação entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de Educação Física. Para tal, utiliza-se de um conjunto de reflexões produzidas no campo da Educação Física sobre ensino e pesquisa e das perspectivas de educação, ensino e formação de Paulo Freire e Theodor Adorno. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico. Quanto às considerações sobre a reflexão empreendida, aponta-se que a formação do professor/pesquisador que se porta como um cientista e um intelectual orgânico é um elemento fundamental para o enfrentamento das coerções externas que paulatinamente vêm fragmentando e deteriorando a atividade de pesquisa.