Navegando por Autor "BARROS, Daniela Melaré Vieira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual?(2009) BARROS, Daniela Melaré VieiraAs diretrizes dos estilos de uso do espaço virtual facilitam a compreensão dos questionamentos sobre como se aprende utilizando o virtual do mundo das tecnologias e quais as características e os referenciais que influem diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Para a realização dessa pesquisa, utilizamos a teoria de estilos de aprendizagem que analisa a forma de aprendizagem do indivíduo facilitando a compreensão do potencial de uso das tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem. Tendo essa reflexão como eixo de análise o presente artigo demonstra os resultados da pesquisa desenvolvida, cujo objetivo foi identificar de que forma as pessoas utilizam e aprendem no espaço virtual e quais estilos de aprendizagem podem ser considerados neste novo espaço. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa e a quantitativa com análises e elaborações estatísticas que facilitaram e comprovaram a cientificidade do trabalho. Os resultados destacam características e elementos que facilitam entender como a pedagogia pode construir uma prática pedagógica de ensino e aprendizagem com o espaço virtual.
- ItemInstrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial(2017) BARROS, Daniela Melaré Vieira; NEVES, CláudiaO presente trabalho resulta do estudo realizado numa empresa portuguesa sobre a formação em eLearning. A partir do estudo destacamos alguns elementos de natureza pedagógica que se evidenciaram. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede e das necessidades emergentes da formação contínua de pessoas. Neste contexto, o eLearning assume-se como um elemento central para o desenvolvimento e potenciação de cenários de formação contínua nos meios empresariais.
- ItemInteligência emocional na aprendizagem mediada com o espaço virtual(2006) BARROS, Daniela Melaré Vieira; AMARAL, Sérgio Ferreira doA aprendizagem mediada (EAM) pode ser compreendida pela teoria da modificabilidade cognitiva estrutural (MCE) desenvolvida por Euven Feurstein um dos grandes educadores do século XX, que opôs-se a conceitos que nas década de 1940 e 1950 pareciam bem assen