Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "BARRETO, Carlos Henrique da Costa"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação e COVID-19: o ensino remoto na perspectiva discente de publicidade e propaganda e de jornalismo da Universidade Franciscana
    (2022) BARRETO, Carlos Henrique da Costa; OLIVEIRA, Gabriela Glória de; KNOLL, Graziela Frainer; GHISLENI, Taís Steffenello
    Implantado durante a pandemia da Covid-19, o Ensino Remoto Emergencial (ERE) se tornou um assunto recorrente entre discentes e docentes de diversas instituições de ensino. Este é um estudo de caso da Comunicação Social que foi desenvolvido na Universidade Franciscana (UFN) de Santa Maria (RS) e aplicado ao grupo de discentes dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo com o objetivo de compreender a aprendizagem no ERE pela visão acadêmica. Para a coleta de informações, um questionário via Google Forms foi desenvolvido e adaptado de Petermann et al. (2020) e Moreira, Henriques e Barros (2020). O questionário foi dividido em três seções para o estudo: 1) perguntas sobre o planejamento e organização dos discentes; 2) perguntas sobre as tecnologias e recursos adotados no ERE; 3) avaliação geral conduzida de como sentiram/consideraram seu processo de aprendizagem no modelo adotado. Esta investigação nos levou a compreender a perspectiva discente em relação ao Ensino Remoto Emergencial na Universidade Franciscana: um grupo discente que se adaptou – mesmo diante de adversidades – mas não gostaria de atuar novamente no modelo adotado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação em tempos de pandemia: ensino remoto pela visão docente nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo na Universidade Franciscana
    (2021) BARRETO, Carlos Henrique da Costa; GHISLENI, Taís Steffenello Ghisleni; BECKER, Elsbeth Léia Spode
    Inserido no tema de ensino em tempos de pandemia, este é um estudo bibliográfico exploratório da Comunicação Social que foi desenvolvido na Universidade Franciscana e aplicado diretamente ao corpo docente dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo com o objetivo geral de compreender os impactos do Ensino Remoto – adotado pela instituição – nas suas metodologias e dinâmicas tradicionais. Para coleta de informações, um questionário via Google Forms foi elaborado a partir de dois diferentes grupos de autores como base teórica: Moreira, Henriques e Barros (2020) e Petermann et al (2020). Da interpretação de seus trabalhos, adaptamos 3 seções de questões em nosso estudo: 1) questões sobre os planejamentos docentes; 2) questões sobre as tecnologias utilizadas no ensino remoto; e 3) uma avaliação conduzida ao docente para refletir sobre sua adaptação ao formato. O questionário foi enviado a um total de 20 docentes divididos entre os cursos e, positivamente, obteve-se o número máximo das respostas. Como resultados, pudemos compreender o panorama de Ensino Remoto pela Comunicação Social na Universidade Franciscana: um corpo docente adaptado e seguro para lecionar neste modelo – mesmo apesar das adversidades encontradas – reconhecendo as mudanças tecnológicas e metodológicas desse cenário como oportunidades para “hibridizar” o ensino (mesmo no futuro, após a pandemia) ressignificando a aprendizagem com as tecnologias contemporâneas da Era Digital e da Informação e da Comunicação.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão