Navegando por Autor "BARBOSA, Maria Carmen Silveira"
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- ItemBebês no coletivo da creche: Encontros e provocações redimensionando o fazer pedagógico(2019) GOBBATO, Carolina; BARBOSA, Maria Carmen SilveiraA partir da problematização do (des)lugar dos bebês na creche, o artigo tem como objetivo discutir como a presença de um grupo de berçário nos espaços de uso comum de uma escola de educação infantil do RS pode implicar redimensionamentos pedagógicos. As análises revelaram que as ações e relações dos bebês nos diferentes espaços da creche dão visibilidade à ação pedagógica e trazem provocações acerca do modo como a escola está organizada. Considera-se que habitar espaços coletivos da creche amplia e complexifica as aprendizagens dos bebês, fomentando pedagogias que acolham as suas especificidades.
- ItemEducar para ler desde a infância: o valor poético da vocalidade e da imaginação(2021) FRONCKOWIAK, Ângela Cogo; BARBOSA, Maria Carmen SilveiraThe relevance of formation practices for reading since childhood and the intention of conceiving them as virtuous circles frequently collides into the intentionality of adult educational conceptions which transforms the experience in a wearisome circle for the children. The voice phenomenologies, from Paul Zumthor, and the image phenomenologies, from Gaston Bachelard, evidence the poetic value of vocal act and imagination act for reading, which is based in the organicity of the poetic action of voice and the adult words, through which, without denying utterance and explanation values, and without limiting just to them; underlines a narrow connection among body, language, and world in the formation processes, also the reader formation. Thus, the listening to shared reading transforms not only in potency to engender a desire for reading and writing but also in an opportunity for children to find, through the voice and the adult compromise, the human's experience that we have been producing and exteriorizing in oral and written records, including the literary ones. The idea of culture perceived just as a content - and conditioned to the boundaries of learning concepts - restricts the contribution that we can provide to the children for the constitution of other ways that they can understand knowledge; which includes, mainly, acquaintance about ways that they share their reading experiences.
- ItemPedagogo generalista – professor de educação infantil: implicações e desafios da formação(2018) BARBOSA, Maria Carmen Silveira; CANCIAN, Viviane Ache; WESHENFELDER, Noeli ValentinaO curso de Pedagogia vem ampliando seu espectro formativo nos últimos 30 anos. Da formação de especialistas para as escolas e o sistema educacional, aderiu à formação do pedagogo generalista e licenciado para o magistério nos Anos Iniciais, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos. A mudança da exigência de habilitação de professores do Ensino Médio para o Ensino Superior e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (DCNP) com ênfase na docência não acompanharam necessidades de aprofundamento de formação docente. Este artigo propõe analisar as DCNP e as diretrizes de formação de professores, e a formação generalista do pedagogo licenciado em Pedagogia, em relação às capacidades profissionais exigidas do docente da Educação Infantil, definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI). A metodologia baseia-se na análise de conteúdo dos documentos legais balizadores da formação docente e da Educação Infantil. Observou-se que essas diretrizes, com suas múltiplas funcionalidades, não têm atendido às expectativas que as DCNEI apontam para o exercício qualificado da docência em creche e pré-escola.
- ItemReflexões sobre entrevistar na perspectiva da artesania: diálogos com docentes/pesquisadores sobre Educação Infantil e Didática(2023) GOBBATO, Carolina; KREMER, Claines; BARBOSA, Maria Carmen SilveiraEste artigo apresenta reflexões metodológicas com foco em entrevistas, procedimento recorrente em pesquisas com abordagem qualitativa. A partir da experiência de uma pesquisa de doutorado sobre as relações entre Educação Infantil e Didática, discutem-se processos vivenciados nas entrevistas com quatro professores/pesquisadores brasileiros e dez italianos que participaram do estudo. O trabalho fundamenta-se na perspectiva de Sennett (2015a) sobre artesania, dialogando com compreensões teórico-metodológicas sobre o entrevistar como um movimento dialógico de abertura em um fazer artesanal, conforme propõem Mills (2009), Caramés Boada (2010) e Contreras Domingo e Lara Ferré (2010). As reflexões metodológicas organizam-se em dois eixos: o primeiro versa sobre a potência do encontro, do diálogo e do compartilhamento de ideias e saberes que pode acontecer na entrevista, destacando a importância da escuta de modo éticoe respeitoso; o segundo discorre acerca da flexibilidade no processo de entrevistar e do quanto as entrevistas realizadas retroalimentam as próximas e, por consequência, redimensionam os rumos da investigação. Considera-se que o ato de entrevistar, tecido em um fazer artesanal, é uma experiência que pode ser formativa para o entrevistador e significativa para o entrevistado, pois no exercício dialógico de pesquisa há intercâmbio de ideias e saberes que promovem ressignificações. Ao entrevistar docentes/pesquisadores da Educação Infantil e da Didática, evidenciam-se as posições ocupadas pelos participantes da pesquisa e seus diferentes pontos de vista, colocando em pauta um tema que tem sido invisibilizado, movimentando pensamentos e fomentando o diálogo.