Navegando por Autor "AUER, Franceila"
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- ItemEducação de jovens e formação para a cidadania no ensino médio: interlocuções com Platão e Adorno(2021) NEGREIROS, Heitor Lopes; AUER, Franceila; TAQUINI , RennatiEste artigo, sob a forma de análise documental crítica, objetiva analisar as DCNEM no intuito de discutir como o conceito de cidadania vem sendo delineado nesses documentos normativos e os reflexos dessas diferentes concepções na formação da juventude no ensino médio, à luz das contribuições teóricas de Platão e Adorno. Os resultados indicam concepção oscilante de cidadania, ora aproximada de ideais mercadológicos, ora da formação cidadã para humanidade e para o trabalho, no sentido ontológico. Conclui-se que a formação para o exercício da cidadania inspira a reflexão sobre o papel da educação escolar, onde a cidadania seja de fato um direito de todos, tendo como horizonte o bem comum.
- ItemJudicialização de vagas na educação infantil em tempo integral no município de Vitória (ES)(2022) AUER, Franceila; ARAÚJO, Vania Carvalho deEste artigo tem como objetivo compreender o fenômeno da judicialização decorrente da reinvindicação por vagas na educação infantil em tempo integral. Adota uma pesquisa de natureza qualitativa com análise documental de processos extrajudiciais e judiciais. Utiliza o software NVivo para auxílio e organização da análise dos dados. Como fonte de análise,2 seleciona oito processos, impetrados junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Justiça pelas famílias que exigem vagas para seus filhos nas instituições públicas de educação infantil em tempo integral no município de Vitória (ES). Os resultados indicam que a maioria das famílias aponta o trabalho extradomiciliar e as necessidades socioeconômicas como motivações principais para a demanda de vagas. Contudo, nem sempre os pleitos são deferidos, visto que há um tensionamento no campo da educação da infância devido à não obrigatoriedade de oferta do tempo integral. Os profissionais do Sistema de Justiça fundamentam os processos utilizando argumentos legais, constitucionais e imperativos categóricos inspirados na compreensão do direito à educação como uma responsabilidade das políticas públicas. O artigo conclui que a existência de formas controversas do direito desencadeia o fenômeno da judicialização, subvertendo a dinâmica pública do direito como uma experiência que diz respeito igualmente a todos.
- ItemReminiscências do patrimonialismo no plano nacional de educação (2014-2024)(2021) NEGREIROS, Heitor Lopes; AUER, Franceila; SANTOS, Wagner dos; FERREIRA, Eliza BartolozziEste artigo tem por objetivo analisar o modo como as metas e as estratégias do Plano Nacional de Educação (2014-2024) evidenciam, na relação público-privado, as transformações e as permanências do patrimonialismo brasileiro. Caracteriza-se como uma pesquisa documental e tem como fonte o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Dentre o aporte teórico, mobiliza os conceitos de patrimonialismo e de relação público-privado. Utiliza como instrumento, para auxílio da produção dos dados, o software IRAMUTEQ. Os resultados sinalizam para uma permanência do patrimonialismo brasileiro, porém com modificações na relação público-privado em decorrência do fortalecimento das entidades do terceiro setor.