Navegando por Autor "ANTUNES, Marina Ferreira de Souza"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPlano municipal de educação de Uberlândia - monitoramento e avaliação: desafios para a valorização da carreira docente(2019) ANTUNES, Marina Ferreira de SouzaUtilizando da pesquisa bibliográfica e documental descreve e analisa o processo de elaboração do Plano Municipal de Educação do município de Uberlândia- MG, em consonância com a previsão do Plano Nacional de Educação e sua posterior avaliação e monitoramento. O processo de elaboração mostrou os problemas do sistema educacional do município, permitindo uma ressonância das dificuldades que as educadoras e educadores vivenciam no cotidiano do trabalho docente, apontando os inúmeros desafios para a construção de uma educação de qualidade, includente que, muitas vezes, os números mascaram. Ressalta a mobilização social como possibilidade de materialização do plano. Finaliza apontando os desafios para a valorização da carreira docente a partir do processo de monitoramento e avaliação.
- ItemPNE (2014-2024) e a formação docente: balanço, desafios e perspectivas(2024) ANTUNES, Marina Ferreira de Souza; SANTOS SOUZA, Mara RubiaO objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de pesquisa documental de cunho bibliográfico, o Plano Nacional de Educação – PNE, considerando as metas 15 e 16 sobre formação de professores/as, considerando o término da vigência do atual PNE e a necessidade de um novo plano. Apresentamos uma contextualização histórica dos aspectos legais que norteiam a formação de professores/as nos últimos 20 anos. Considerando a avaliação e o monitoramento do PNE, vê-se que apenas 30% das metas propostas foram cumpridas. O desafio do novo PNE é se consolidar como epicentro das políticas educacionais, o que pressupõe investimentos de 10% do PIB. Os debates e as discussões que embasaram a Conae 2024, apesar do congresso reacionário que temos neste momento, devem orientar o novo PNE que ora se anuncia.
- ItemReforma do estado e política educacional: o projeto de desenvolvimento profissional em minas gerais(2013) ANTUNES, Marina Ferreira de SouzaO presente texto aborda a temática da reforma do Estado brasileiro, enfocando a reforma educacional em Minas Gerais, tratando especificamente do Projeto Escolas Referências, e vinculado a esse,o Projeto de Desenvolvimento Profissional dos educadores -PDP. Apresenta um panorama do PDP, como articulador da melhoria da qualidade da educação em Minas Gerais,desde 2004, ano de iníciodo projeto, até 2012, apontando suas principais áreas de atuação e objetivos. Trata-se de uma pesquisa de doutorado, na qual apartir dos dados apresentados aprofundaremos análisesdo efeito/impacto do PDP para a formação continuada e desenvolvimento profissional dos educadores.