Navegando por Autor "ANTUNES, Katiuscia C. Vargas"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação continuada de professore e educação inclusiva: os saberesfazeres docentes em diálogo com a extensão universitária(2019) MARTINS, Elita Betânia de Andrade; ANTUNES, Katiuscia C. Vargas; MONTEIRO, Sandrelena da SilvaPensar a formação de professores tanto inicial quanto continuada constitui um desafio a ser enfrentado pelas instituições de formação docente. Este artigo apresenta o relato de experiência de uma parceria entre dois núcleos de pesquisa de uma Faculdade de Educação que se uniram e se mobilizaram a partir da inquietação causada pelo desconhecimento de alunos das licenciaturas e professores da educação básica frente a educação de pessoas com necessidades educativas especiais.
- ItemInclusão no ensino superior: um processo em pauta na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF(2019) AMORIM, Cassiano Caon; ANTUNES, Katiuscia C. Vargas; SANTIAGO, Mylene CristinaO artigo aqui apresentado tem como proposta relatar e refletir sobre como os processos de inclusão vêm sendo construídos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre as iniciativas que a UFJF tem priorizado, destacaremos a criação do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) e, mais pontualmente, a criação de uma modalidade de bolsa de treinamento profissional (TP) voltada para o assessoramento ao NAI e o acompanhamento acadêmico dos estudantes com deficiência.
- ItemOs desafios da docência no ensino superior frente a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades(2020) ANTUNES, Katiuscia C. Vargas; AMORIM, Cassiano CaonTratar da inclusão educacional de pessoas com deficiência (PCD) não é propriamente um tema novo no cenário brasileiro. Tomando a Constituição Federal de 1988 como marco legal e histórico, é possível afirmar que, há pelo menos 30 anos, a temática da inclusão educacional vem ganhando relevo no campo das políticas educacionais, da investigação em educação e das práticas docentes.