Navegando por Autor "ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs parcerias informais e o desenvolvimento profissional docente no ensino superior.(2020) Reis, Glaucia Munõz dos; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos deThe present study had the objective to analyze in what ways informal partnerships collaborate on teachers’ professional development in the university context. In pursuit of this understanding, we have started with the following questions: What contributions do informal partnerships provide to professional development in knowledge mobilization? Are these partnerships present in university culture? Based on studies that deal with teacher training in order to get these answers, we have chosen a qualitative study through the application of semi-structured interviews with nine teachers from the Pedagogy area of four universities. We have found out that informal and affinity partnerships have preponderantly influenced personal and professional development, supplying material and immaterial exchanges, new ways of working and new perspectives from the teaching partner’s perception.
- ItemComunidade investigativa e desenvolviemnto profissional de professores(2023) MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; SILVA, Marcia Tostes Costa da; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos deO objetivo deste artigo é analisar como professores de Educação Infantil de uma comunidade investigativa da rede pública traduzem a Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (BNCC) em práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de natureza qualitativa. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados: entrevista com roteiro semiestruturado, observação e análise de documentos. Participaram do estudo duas professoras e uma diretora da rede pública municipal de Educação Infantil de Barueri – SP. Por comunidade investigativa, entende-se contextos nos quais professores constroem conhecimentos sobre as próprias práticas, dialogando com teorias. Os dados evidenciam a importância dos processos de construção da base de conhecimento para o ensino com especial destaque para o protagonismo de cada participante na construção de conhecimento pedagógico de conteúdo que materializa a BNCC. A pesquisa indica a importância da formação continuada no local de trabalho.
- ItemContribuições do programa bolsa alfabetização na formação inicial do professor: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunos de pedagogia(2017) APARICIO, Ana Silvia Moço; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos deNo presente artigo, apresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa em que buscamos compreender o processo de formação docente de alunos de Pedagogia participantes do Programa Bolsa Alfabetização, implantado pelo governo do Estado de São Paulo. Como objeto de análise foram considerados os relatos reflexivos produzidos por esses alunos, a partir de suas observações e intervenções realizadas na sala de aula de alfabetização em que atuavam junto ao professor regente.