Navegando por Autor "ANACHE, Alexandra Ayach"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação das pessoas com o transtorno do espectro autista: avanços e desafios(2020) SOUZA, André Luiz Alvarenga de; ANACHE, Alexandra AyachEste trabalho aborda os avanços que depreenderam dos diplomas legais que asseguram os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para esse fim, o objetivo deste trabalho é analisar as mudanças ocorridas nos últimos dez anos, que culminou com a aprovação da Lei 12.764/12 (Lei Berenice Piana).
- ItemA identificação e o encaminhamento dos alunos com altas habilidades /superdotação em Campo Grande - MS(2006) OLIVEIRA, Cynthia Garcia; ANACHE, Alexandra AyachThe present article elapses in a research on the process-diagnosis of identification and guidance of the pupils with high abilities/giftedness, carried out by the State Education network in the city of Campo Grande-MS. Aiming at this, we chose for an exploratory study on the proposals of identification and guidance of these pupils who participated in the Nucleus of Inclusion. Beyond the documentary research, interviews were made with two professionals responsible for the program, two students and their respective parents. Lighted by the socio-historical referential it was evidenced that there are difficulties to choose criteria of identification of the gifted person, however it is perceived that the psychometric approach is still one strong theoretical base for the diagnosis of the students subjects of the research.
- ItemA percepção docente sobre conceitos, políticas e práticas inclusivas: um estudo de caso no Brasil(2020) SEBASTIAN-HEREDERO, Eladio; ANACHE, Alexandra AyachA educação inclusiva continua sendo um desafio e uma meta a ser alcançada em benefício da educação para todos, dentro da escola regular e do atendimento aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, sejam estes estudantes da educação especial ou não. Neste texto, apresenta-se um estudo de caso, de cunho qualitativo, realizado com 51 professores de escolas públicas do Mato Grosso do Sul, relacionado às suas percepções sobre conceitos, políticas e práticas inclusivas.
- ItemDesafios e perspectivas do estudante com deficiência visual na educação superior: análise da produção científica(2020) COSTA, José Aparecido da; MADRUGA, Rosely dos Santos; ANACHE, Alexandra Ayach; SEBASTIAN-HEREDERO, EladioA inclusão do estudante com deficiência visual na educação superior ainda tem sido desafiadora para os gestores e professores, para garantir êxito acadêmico. Mesmo com a existência de iniciativas e investimentos por parte do poder público, mas elas ainda são insuficientes diante das dificuldades de acesso e permanência destes universitários. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar as pesquisas sobre acesso e permanência, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado de estudantes com deficiência visual nas produções da Revista de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no período de 2014 a 2019.
- ItemPermanência do aluno com deficiência no ensino superior: dados censitários sobre as universidades federais da região centro-oeste(2018) NOZU, Washington Cesar Shoiti; Silva, Aline Maira da; ANACHE, Alexandra AyachEste texto objetiva identificar estratégias voltadas para promover a permanência dos alunos com deficiência nas universidades federais da região Centro-Oeste, a partir de dados censitários.
- ItemQualidade e equidade na educação: uma visão desde as políticas e a gestão educacional(2020) ANACHE, Alexandra Ayach; SEBASTIÁN-HEREDERO, EladioAs políticas e gestão escolar, hoje mais do que nunca, precisam de uma abordagem global, internacional, interdisciplinar que dê resposta às novas necessidades que são demandadas desde as instituições educativas a todos os níveis do sistema educativo.