Navegando por Autor "ALVES, Wanderson Ferreira"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida(2015) CUNHA, Daisy Moreira; ALVES, Wanderson FerreiraO texto aborda algumas significativas formulações que, articulando trabalho e formação, se desenvolveram na Itália, na França e no Brasil em torno da temática da saúde do trabalhador. Assim, o artigo apresenta e discute algumas iniciativas que, em tempos e locais distintos, fortaleceram e fortalecem a noção de homem e mulher como sujeitos políticos, iniciativas que têm a particularidade – e que representa um fio condutor comum entre elas – de ter em primeiro plano o trabalhador, seu trabalho e seus saberes. Trata-se de um texto de natureza teórica e que articula as contribuições de diferentes áreas do conhecimento, como os estudos na área da saúde do trabalhador, da educação e da filosofia. O texto destaca que, se na educação popular parte-se da premissa que o trabalhador é, no sentido forte do termo, compreendido como sujeito dos processos no qual está inserido, o mesmo não ocorre quando se fala do trabalho no âmbito da relação salarial ou dos processos saúde e doença nos meios laborais. Todavia, há perspectivas que oferecem outra visada sobre a questão e possibilitam a construção de práticas contra-hegemônicas.
- ItemA formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafios(2007) ALVES, Wanderson FerreiraThe purpose of the present text is to investigate how the studies related to teacher knowledge were received within the field of teacher education in Brazil. The main issue here is to understand a bit further, from a dialogue with literature and recent st
- ItemA pesquisa sobre trabalho e saber docente no Brasil: perspectivas metodológicas(2010) ALVES, Wanderson FerreiraStudies upon teacher's knowledge have been well received by most Brazilian scholars who dedicate their research upon teachers' formation and work. Authors like Maurice Tardif, Donald Shön, Kenneth Zeichner, and António Nóvoa had become recurrent in the ed