Navegando por Autor "AFONSO, Almerindo Janela"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO diretor enquanto gestor e as diferentes pressões e dilemas da prestação de contas na escola pública(2018) AFONSO, Almerindo JanelaEm Portugal, as escolas públicas dos ensinos básico e secundário e os jardins de infância públicos foram, na sua maioria, integrados nos designados Agrupamentos de Escolas. Cada um desses agrupamentos, bem como as escolas que não foram integradas, regem-se por um modelo de administração no qual se sobressaem dois órgãos fundamentais: o Diretor, que é o órgão (unipessoal) de gestão, e o Conselho Geral, que é o órgão (colegial) de direção. Nesse último órgão participam os representantes de diferentes atores e interesses da Comunidade Educativa (internos e externos). O Diretor presta contas pelas suas decisões, quer ao Conselho Geral, quer, sobretudo, ao Ministério da Educação e outros serviços da burocracia do Estado com poder fiscalizador e hierárquico. Mas não apenas. Com efeito, em um contexto em que também é crescente o escrutínio ou controle das famílias e dos stakeholders sobre as escolas e agrupamentos de escolas, sobretudo em relação a resultados acadêmicos mensuráveis, as pressões que se exercem sobre o diretor colocam-no, ainda mais, perante formas diferenciadas (e, não raras vezes, contraditórias) de accountability (isto é, processos ambivalentes e heterogêneos de avaliação, prestação de contas e responsabilização). O foco neste artigo, no entanto, incide no pilar da prestação de contas.
- ItemPara uma reflexão intertextual a propósito da educação superior(2022) AFONSO, Almerindo JanelaAs reflexões que se seguem constituem o prefácio ao dossiê temático “Educação Superior: (re)configurações de um campo em movimento”. Trata-se, sobretudo, de um exercíco de intertextualidade, intencionalmente contido, em que o autor procura destacar o que de mais expressivo (ou com maior interesse pedagógico, político ou sociológico) cada um dos artigos pôde desenvolver. Sobretudo, os artigos traduzem importantes contribuições de pesquisa e a postura acadêmica engajada de pesquisadores(as) nacionais e estrangeiros com expressiva inserção nos debates sobre as (re)configurações que o complexo campo da Educação Superior vem sofrendo nas últimas décadas. São olhares plurais que contribuem significativamente para compreender contradições e tensões presentes nesse campo, os movimentos de mudança em curso e as múltiplas implicações do atual contexto pandêmico.
- ItemProtagonismos instáveis dos princípios de regulação e interfaces público/privado em educação(2011) AFONSO, Almerindo JanelaThroughout the course of capitalist modernity, in a space of growing defence of national borders, building and entrenching unequal positions and relations, the State, the market and the community have been the leading actors of social regulation. The prot