Navegando por Autor "ABREU, Sandra Elaine Aires de"
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- ItemA avaliação da aprendizagem no Grupo Escolar DR. Brasil Caiado em Anápolis/GO (1926-1929)(2018) ABREU, Sandra Elaine Aires de; GONÇALVES NETO, WenceslauO processo de avaliação da aprendizagem no Grupo Escolar Dr. Brasil Caiado (atual Colégio Estadual Antensina Santana), de Anápolis-GO, no período de 1926 a 1929, foi normatizado pelo Regulamento de instrução primária, de 27 de janeiro de 1900 e pela Lei n. 613, de 02 de agosto de 1918, do estado de Goiás. Na referida legislação chama a atenção inicialmente a ausência do termo “avaliação” ou “avaliação da aprendizagem” em seu conteúdo. No entanto, isso não significa que o processo de avaliação da aprendizagem não existisse. Nestes termos, a questão central e o objetivo desta pesquisa foram descrever e analisar o processo de avaliação da aprendizagem do grupo escolar Dr. Brasil Caiado entre os anos de 1926 e 1929. A delimitação do período justifica-se pelo fato da primeira data ser o ano de fundação da unidade de ensino e 1929 o último ano em que o Regulamento de 1918 esteve em vigência, uma vez que a partir de 1930 passa a vigorar novo regulamento de instrução, que altera as disposições regulamentares do ensino em Goiás. Foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a análise documental, privilegiando a legislação e os livros de atas dos exames do grupo escolar. Os mecanismos de avaliação da aprendizagem nos grupos escolares em Goiás davam-se pelo cômputo das faltas às aulas, análise da disciplina (aqui entendida como comportamento e aplicação) e os exames (de promoção e final) que definiam os aprovados e os reprovados. O fracasso escolar era marcante na unidade de ensino, no período estudado.
- ItemSessão ordinária: análise dos discursos dos presidentes da província de goiás na construção da feminização do magistério no século XIX(2021) ROCHA, Rodrigo Silva; ABREU, Sandra Elaine Aires deNeste artigo analisamos os discursos dos presidentes da Província de Goiás para a construção da feminização do magistério no século XIX. As discussões se baseiam principalmente nas contribuições de Bretas (1991), Brandão (2012), Charaudeau e Maingueneau (2012), Maingueneau (2008a/, 2008c), Bakhtin (2010), Fairclough (2001) e Ramalho e Resende (2011). Trata-se de uma investigação qualitativa, com objetivo exploratório e procedimentos bibliográfico e documental. Os resultados apontam, entre outros, que não havia uma tendência a inserir as mulheres no exercício do magistério, bem como o debate sobre gênero não estava posto, mas, ao que tudo indica, havia segregação pautada na norma moral da época. Nesse sentido, a feminização do magistério na Província de Goiás foi uma construção fomentada no decorrer do Brasil Império.