Página Aberta 1
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Rio de Janeiro
jul./set.
When the yield is connected to the quality of a Higher Education Institution (HEI), its attractiveness for future investors is larger. In general, the yield data of the HEI's is available in prospects, quarterly results and relations with investors (RI). However, less effort is placed to demonstrations of quality indicators. So, this article intends to identify factors that reflect the quality of HEI's, presenting twelve pointers, some of them benefit quality and others can point out risks of quality reduction. A positioning map was also built by using these twelve pointers and placing them in the variables yield and quality, in order to identify the attractiveness level of an HEI.

Cuando la rentabilidad se alia a la calidad de una Institucion de Educacion Superior (IES), su atraccion de parte de inversor es mas grande. La rentabilidad de las IES´s se comunica generalmente a traves de prospectos, de informes trimestrales y relaciones con los inversores, no obstante son pocos los esfuerzos para presentar los indicadores de la calidad. De tal manera, este artículo considera los factores que reflejan la calidad de IES´s, señalando doce indicadores, entre las cuales, algo que llevan las ventajas la calidad y otros que pueden acusar riesgos con la reduccion de la calidad. Tambien fue construido un mapa de la colocacion con estos doce indicadores con sus variables renta y calidad, de la forma que identifique el nivel de la atraccion de un IES.

Quando a rentabilidade está aliada à qualidade de uma Instituição de Ensino Superior (IES) com capital aberto, sua atratividade por parte de futuros investidores é maior. Em geral, a rentabilidade das IES´s é divulgada por meio de prospectos, resultados trimestrais e relação com investidores (RI), entretanto esforços bem menores são alocados às demonstrações de indicadores de qualidade. Desta forma, este artigo propõe identificar fatores que refletem a qualidade de IES´s, apontando doze indicadores, dentre os quais, alguns que levam a benefícios à qualidade e outros que podem acusar riscos de diminuição da qualidade. Também foi construído um mapa de posicionamento com estes doze indicadores alocando-os nas variáveis rentabilidade e qualidade, de forma a identificar o nível de atratividade de uma IES.
Open market, Higher education, Quality, Mercado de valores, Educacion superior, Calidad, Abertura de capitais, Ensino superior, Qualidade
GRAMANI, Maria Cristina N. A influência da qualidade na atratividade de instituições de ensino superior com capital aberto. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.16, n. 60, p. 437-454, jul./set. 2008. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/666. Acesso: 2021-08-17