Nível metodológico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Rio de Janeiro
abr./jun.
This article aims to evaluate the corporal-movement profile of 20 children, with -Down's syndrome DS, between 06 and 12 years of age, resident in the Southern Region of the State of Tocatins, Brazil. The purpose of this work is to establish cognitive-motor parameters which are able to found heterogeneous practices in the pedagogic-policy project of the curriculum, in the teaching methodology and also, in the evaluation of these individuals, in agreement with the National Curricular Guidelines for Special Education (MEC/SEESP, 1998), thus favoring the education and social integration of people with such special needs. This aim was achieved with a context evaluation in which the "Operational Portage" Inventory (Williams & Aiello, 2001) and the protocol of evaluation of motor ability of Bruininks - Oseretsky (BRUININKS, 1978) were used. It was concluded that individuals with Down's syndrome present a deficit of cognitive-motor ability, which is related the fine motor coordination and also a limited development of language, whether oral or written, resulting in lack of success in school chores. Finally, an important aspect had caught attention, that is, although some individuals with Down's syndrome have got a lower level of cerebral deficiency or of motor function, they can achieve success in a great variety of tasks, even in the school environment.

Este artículo tuvo por objetivo evaluar el perfil cinestesico-corporal de 20 niños, con Sindrome de Down - SD, de 06 a 12 años, residentes en la Region Sur del estado de Tocantins - Brasil. Esto con el proposito de establecer parametros cognitivo-motores que puedan fundamentar practicas heterogeneas en el proyecto politico-pedagogico, en el curriculum, en la metodologia de enseñanza y en la evaluacion de tales entes, en conformidad con las Directrices Curriculares Nacionales para Educacion Especial (MEC/SEESP, 1998), favoreciendo asi el aprendizaje y la integracion social de individuos con tales necesidades especiales. Tal objetivo fue alcanzado a partir de una evaluacion de contexto en el cual fue aplicado el Inventario "PortageOperacionalizado" (Williams & Aiello 2001 ) y el protocolo de evaluacion de habilidades cognitivo-motoras propias de la coordinacion motora fina y un limitado desarrollo del lenguaje, sea oral o escrito, resultando en un fracaso en las tareas escolares. Finalmente, se llama la atencion para un importante aspecto, esto es, que algunos individuos portadores de la SD, sea en funcion de un menor nivel de deficiencia cerebral o mismo de vivencia motora, pueden tener exito en tareas diversas, inclusive en el ambiente escolar.

Este artigo teve por objetivo avaliar o perfil cinestésico-corporal de 20 crianças, com Síndrome de Down (SD), de 06 a 12 anos, residentes na Região Sul do Estado do Tocantins - Brasil. Isto com o propósito de estabelecer parâmetros cognitivo-motores que possam fundamentar práticas heterogêneas tanto no projeto político-pedagógico, como no currículo, na metodologia de ensino e na avaliação de tais entes, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Especial (BRASIL, 2001) e favorecer, assim, a aprendizagem e a integração social de indivíduos com tais necessidades especiais. Tal objetivo foi alcançado a partir de uma avaliação de contexto na qual foi aplicado o Inventário Portage Operacionalizado (WILLIAMS; AIELLO, 2001) e o protocolo de avaliação de habilidades motoras de Bruininks - Oseretsky (BRUININKS, 1978). Concluiu-se que indivíduos com SD apresentam um deficit de habilidades cognitivo-motoras próprias da coordenação motora fina e um limitado desenvolvimento da linguagem, seja oral ou escrita, resultando em insucesso nas tarefas escolares. Finalmente, chama-se a atenção para um importante aspecto, isto é, que alguns indivíduos portadores da SD, seja em função de um menor nível de deficiência cerebral ou mesmo de vivência motora, podem ter êxito em tarefas diversas, inclusive no ambiente escolar.
Individuals with Down's Syndrome, Cine-esthetic-corporal profile, Evaluation, Public Policies, Niños con Sindrome de Down, Perfil cinestesico-corporal, Evaluacion, Politicas públicas, Indivíduos com Síndrome de Down, Perfil cinestésico-corporal, Avaliação, Políticas públicas
BRITTO, Ariella; SILVA, Iris Lima e; CARDOSO, Fabrício; BERESFORD, Heron. Avaliação do perfil cinestésico-corporal de crianças con Síndrome de Down: um parâmetro para se atender à proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para educação especial. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.17, n. 63, p. 341-354, abr./jun. 2009. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/519. Acesso: 2021-08-17