Dossiê
e023011
pt, en
Campinas, SP
Introdução: Este artigo visa apresentar uma proposição de um perfil de padrões de metadados que atenda a requisitos preservação digital e as especificidades dos documentos arquivísticos audiovisuais videográficos da VideoSaúde – Distribuidora (VSD), serviço do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz. Objetivo: O artigo tem como objetivo propor a formulação de um perfil de padrões de metadados que atenda a requisitos de preservação digital pautados em princípios arquivísticos e orientados pelo modelo de informação proposto na norma ISO 14721-2012 (OAIS). Metodologia: A metodologia aplicada na elaboração do artigo apresenta uma abordagem amparada no caráter multidisciplinar de uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, visto o reconhecimento de uma ampla contribuição advinda de diversas áreas do conhecimento para com a temática. Resultados: Os padrões de metadados apontados para a definição do perfil adotado mostraram considerável robustez na composição das Informações de Descrição de Preservação (IDP ou PDI) necessárias para compor a estrutura de Pacotes de Informações de Arquivamento (AIP) OAIS presumidamente autênticos, confiáveis e interoperáveis. Conclusão: O artigo concluiu que estudos sobre a aplicabilidade de metadados – e as tecnologias que envolvem os seus usos - devam ser programados e atualizados enquanto estratégia fundamental para ações de preservação e acesso a longo prazo ao acervo arquivístico audiovisual da VSD, além de propiciarem sustentabilidade efetiva e eficiente ao Programa de Preservação Digital da Fiocruz.

Introduction: This article aims to present a proposal of a metadata standards profile that meets the digital preservation requirements and the specificities of audiovisual videographic archival documents of VideoSaúde - Distribuidora (VSD), service of the Institute of Communication and Scientific and Technological Information in Health (ICICT) of Fiocruz. Objective: The article aims to propose the formulation of a metadata standards profile that meets the requirements of digital preservation based on archival principles and guided by the information model proposed in ISO 14721-2012 (OAIS). Methodology: The methodology applied in the preparation of the article presents an approach supported by the multidisciplinary nature of an exploratory and descriptive research, given the recognition of a broad contribution coming from various areas of knowledge to the theme. Results: The metadata standards pointed out for the adopted profile definition showed considerable robustness in the composition of the Preservation Description Information (IDP or PDI) necessary to compose the structure of Archival Information Packages (AIP) OAIS presumed authentic, reliable and interoperable. Conclusion: The article concluded that studies on the applicability of metadata - and the technologies surrounding its uses - should be programmed and updated as a fundamental strategy for preservation actions and long-term access to the VSD's audiovisual archival collection, in addition to providing effective and efficient sustainability to Fiocruz's Digital Preservation Program.
Patrimônio cultural, Audiovisual, Preservação digital, Modelo OAIS, Metadados, Cultural patrimony, Audiovisual, Digital preservation, OAIS Model, Metadata
MACHADO, João Guilherme Nogueira. Um perfil de padrões de metadados de preservação para documentos arquivísticos audiovisuais. Revista Brasileira de Preservação Digital. Campinas, SP, v. 4, p. e023011. 2023. https://doi.org/10.20396/rebpred.v4i00.17991. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/rebpred/article/view/17991. Acesso em: 2024-05-13