Análise envoltória de dados para avaliação de departamentos de ensino

Nível técnico
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Rio de Janeiro
jan./mar.
When evaluating teaching departments at a university, there is always the impression of subjectivity, due to the greater or lesser importance attributed to the functions they must exercise: teaching, research and extension. In addition, current models based on weighted sums oblige departments to perform well on all items evaluated, seriously harming those who have a very strong vocation in only one area, such as a strong teaching department, but without research . These two problems are particularly serious when evaluation is used to allocate resources, whether financial, material or human. This article proposes an alternative model based on Data Envelopment Analysis (DEA). This technique compares each department's output with available resources. The attribution of weights to each item is differentiated by department, so that there is no subjectivity and the item with the best performance of each one is valued. In this article, departments of the Technological Center of the Universidade Federal Fluminense are evaluated, considering as resources the number of professors, and as variable products linked to the number of students, number of classes, research and expansion. Models with and without weight restrictions are used.

En la evaluación de los departamentos de docencia de una universidad siempre se da la impresión de subjetividad, debido a la mayor o menor importancia que se atribuye a las funciones que deben ejercer: docencia, investigación y extensión. Además, los modelos actuales basados ​​en sumas ponderadas obligan a los departamentos a desempeñarse bien en todos los ítems evaluados, perjudicando seriamente a quienes tienen una vocación muy fuerte en una sola área, como un departamento de docencia fuerte, pero sin investigación. Estos dos problemas son particularmente graves cuando se utiliza la evaluación para asignar recursos, ya sean financieros, materiales o humanos. Este artículo propone un modelo alternativo basado en Data Envelopment Analysis (DEA). Esta técnica compara la producción de cada departamento con los recursos disponibles. La atribución de pesos a cada ítem se diferencia por departamento, de manera que no hay subjetividad y se valora el ítem con mejor desempeño de cada uno. En este artículo se evalúan los departamentos del Centro Tecnológico de la Universidade Federal Fluminense, considerando como recursos el número de profesores, y como productos variables vinculados al número de estudiantes, número de clases, investigación y expansión. Se utilizan modelos con y sin restricciones de peso.

Na avaliação de departamentos de ensino de uma universidade há sempre a impressão de subjetividade, devida à maior ou menor importância atribuída às funções que eles devem exercer: ensino pesquisa e extensão. Além disso, os modelos correntes baseados em somas ponderadas obrigam a que os departamentos tenham bom desempenho em todos os itens avaliados, prejudicando seriamente aqueles que têm vocação muito forte em apenas uma área, como por exemplo, um departamento forte em ensino, mas sem pesquisa. Estes dois problemas, são particularmente graves quando a avaliação é usada para a distribuição de recursos, sejam eles financeiros, materiais ou humanos. Neste artigo propõem-se um modelo alternativo baseado em Análise Envoltória de Dados (DEA). Esta técnica compara a produção de cada departamento com os recursos disponíveis. A atribuição de pesos a cada item é diferenciada por departamento, de forma a não haver subjetividade e valorizar-se o item de melhor desempenho de cada um. Neste artigo são avaliados departamentos do Centro Tecnológico da Universidade Federal Fluminense, considerando como recursos a quantidade de professores, e como produtos variáveis ligadas ao número de alunos, número de turmas, pesquisa e expansão. São usados modelos com e sem restrições aos pesos.
Evaluation, Efficiency, Teaching departaments, Evaluación, Eficiencia, Departamento de Educación, Avaliação, Eficiência, Departamento de ensino
MELLO, Maria Helena Campos Soares de; LETA, Fabiana Rodrigues; GOMES, Eliane Gonçalves; MELLO, João Carlos Correira Baptista Soares de. Análise envoltória de dados para avaliação de departamentos de ensino. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação , Rio de Janeiro, v.12, n. 42, p. 611-622, jan./mar. 2004. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-40362004000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso: 2021-08-17
DOI