Educação sexual e docência: as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
ISSN
2594-8385
Página(s)/e-location
212-223
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araraquara
19
2
jul./dez.
Resumo
Com este artigo pretendemos: evidenciar a necessidade de considerar a educação de forma plural, não unidimensionalizando e subordinando os educandos a esquemas monolíticos e iconoclastas que geram a “educação praxeológica”. Ao contrário, observamos a imprescindibilidade da autorreflexão dos docentes e a emergência de trabalhar as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola, junto à comunidade escolar, e evidenciar o enlace e o comprometimento da educação com a educação sexual.

With this article we aim to: highlight the need to consider education plural, not unidimensionalizando and subordinating the students the Monolithic and iconoclastic schemes that generate the "praxeological education". On the contrary, we observe the indispensability of self-reflection of teachers and emergency work gender relations, diversity and sexuality within the school, with the school community, and highlight the link and commitment of education with sex education.

Con este artículo pretendemos: poner de manifiesto la necesidad de considerar la educación de forma plural, no unidimensionalizando y subordinando a los alumnos a esquemas monolíticos e iconoclastas que generen una "educación praxeológica". Por el contrario, observamos la indispensabilidad de la autorreflexión de los profesores y la emergencia de trabajar las relaciones de género, la diversidad y la sexualidad dentro de la escuela, junto con la comunidad escolar, y evidenciar el vínculo y el compromiso de la educación con la educación sexual.
Descrição
Palavras-chave
Escola, Educação sexual, Paradigmaholonômico, School, Sex education, Holonomic paradigm, Escuela, Educación sexual, Paradigma holonómico
Citação
ARGENTI, Paula Camila; MILANI, Débora Raquel da Costa. Educação sexual e docência: as relações de gênero, a diversidade e a sexualidade dentro da escola. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 19, n. 2, p. 212-223, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.30715/rbpe.v19.n2.2017.10901. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/10901. Acesso em: 2022-09-29