Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ZOBOLI, Fabio"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A filosofia da educação de John Dewey: entre o pragmatismo e a democracia
    (2020) CORREIA, Elder Silva; ZOBOLI, Fabio
    Assim, o objetivo do presente ensaio foi buscar investigar como o pragmatismo se configurou como condição fundamental para o pensamento de Dewey acerca da relação educação e democracia.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Cinema, educação e africanidades: a memória no documentário “Caixa d’água qui-lombo é esse?”
    (2020) SANTOS, Wolney Nascimento; DANTAS JÚNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, Fabio
    This paper aims to analyze the documentary “Caixa d’água Qui-lombo é esse?”, by Everlane Moraes (2013), in order to challenge the black from the theme of history and memory. In this way, the construction of the documentary was analyzed as a place of memory that records the history that seeks to physically, functionally and materially demarcate the trajectory of a people, their belongings and identities. The text starts from the hypothesis that cinema - as an educational tool - collaborates to reflect the history and memory African and Afro-descendant peoples in the formation of the Brazilian people established in Law 10.639/2003 as a compulsory subject in regular education. Based on a film content analysis (Penafria, 2009) with thematic decomposition, description and recomposition, we understand that the documentary questions historical content disseminated in Brazilian education as a representation of truths about black people, thus not only a simple way of making and/or thinking cinema, but a commitment to the resignification of black existence.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O gênero nos estudos sobre corpo em revistas do campo da educação física da Argentina e do Brasil
    (2019) GALAK, Eduardo; GOMES, Ivan Marcelo; ALMEIDA, Felipe Quintão de; ZOBOLI, Fabio
    O artigo objetiva oferecer uma reflexão a respeito da “generificação dos corpos” em nove periódicos da Educação Física do Brasil e da Argentina. A análise foi feita a partir de dois blocos: 1) textos que criticam o modelo heteronormativo de gênero no âmbito das práticas corporais; 2) artigos que problematizam a escola e a Educação Física, na produção de “corpos generificados”. Os estudos investigados contribuem para conferir ao corpo um novo estatuto ontológico, epistemológico e político ao estabelecerem uma crítica à sexualidade inscrita no físico anatomicamente diferenciado questionando o pressuposto de que os corpos são percebidos como passivos de uma lei natural inflexível.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão