Navegando por Autor "ZOBOLI, Fabio"
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- ItemA filosofia da educação de John Dewey: entre o pragmatismo e a democracia(2020) CORREIA, Elder Silva; ZOBOLI, FabioAssim, o objetivo do presente ensaio foi buscar investigar como o pragmatismo se configurou como condição fundamental para o pensamento de Dewey acerca da relação educação e democracia.
- ItemCinema, educação e africanidades: a memória no documentário “Caixa d’água qui-lombo é esse?”(2020) SANTOS, Wolney Nascimento; DANTAS JÚNIOR, Hamilcar Silveira; ZOBOLI, FabioThis paper aims to analyze the documentary “Caixa d’água Qui-lombo é esse?”, by Everlane Moraes (2013), in order to challenge the black from the theme of history and memory. In this way, the construction of the documentary was analyzed as a place of memory that records the history that seeks to physically, functionally and materially demarcate the trajectory of a people, their belongings and identities. The text starts from the hypothesis that cinema - as an educational tool - collaborates to reflect the history and memory African and Afro-descendant peoples in the formation of the Brazilian people established in Law 10.639/2003 as a compulsory subject in regular education. Based on a film content analysis (Penafria, 2009) with thematic decomposition, description and recomposition, we understand that the documentary questions historical content disseminated in Brazilian education as a representation of truths about black people, thus not only a simple way of making and/or thinking cinema, but a commitment to the resignification of black existence.
- ItemO gênero nos estudos sobre corpo em revistas do campo da educação física da Argentina e do Brasil(2019) GALAK, Eduardo; GOMES, Ivan Marcelo; ALMEIDA, Felipe Quintão de; ZOBOLI, FabioO artigo objetiva oferecer uma reflexão a respeito da “generificação dos corpos” em nove periódicos da Educação Física do Brasil e da Argentina. A análise foi feita a partir de dois blocos: 1) textos que criticam o modelo heteronormativo de gênero no âmbito das práticas corporais; 2) artigos que problematizam a escola e a Educação Física, na produção de “corpos generificados”. Os estudos investigados contribuem para conferir ao corpo um novo estatuto ontológico, epistemológico e político ao estabelecerem uma crítica à sexualidade inscrita no físico anatomicamente diferenciado questionando o pressuposto de que os corpos são percebidos como passivos de uma lei natural inflexível.