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Navegando por Autor "ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto"

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    A dimensão criadora no trabalho docente: subsídios para a formação de professores alfabetizadores
    (2010) ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto; SOUZA, Marilene Proença Rebello de
    This article aims to bring forward the creative dimension of the teaching knowledges mobilized by a literacy teacher, and is based on the concept of teaching knowledges as developed in the cultural-historical theory. The study was conducted in a public sc
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    Educação Infantil e desenvolvimento: concepções de docentes de creches
    (2023) RODRIGUES, Thabata Milane Santos; ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto; MIRANDA, Patrícia Ferreira
    O texto analisa concepções de docentes de creches sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento. A pesquisa foi realizada com nove professoras de duas escolas municipais de Porto Velho, Rondônia, que foram ouvidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados à luz do referencial histórico-cultural, indicam que essas docentes concebem a Educação Infantil como base da escolarização e da preparação para o Ensino Fundamental, contudo, o processo de escolarização não é visto como promotor de aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento. Conclui-se que são necessários investimentos na formação inicial e continuada de professores, com referenciais teóricos que forneçam subsídios para a atuação intencional e sistemática na atividade pedagógica.
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    “Quem quer saber de professor?”: percepção docente sobre a municipalização do ensino em Porto Velho/RO
    (2021) OLIVEIRA, Eudeir Barbosa de; ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto
    A municipalização do ensino fundamental decorrente da divisão de responsabilidades entre União, estados e municípios foi realizada temporal e processualmente de formas muito distintas nos diferentes municípios brasileiros. O artigo apresenta resultados de pesquisa que analisou a última etapa do processo de municipalização, que se caracterizou pela transferência de escolas da rede estadual para o Município de Porto Velho-RO, incluindo-se os docentes que, contratados pela rede estadual, passaram a ser geridos pela rede municipal. A pesquisa teve por objetivo analisar as percepções das professoras acerca do processo de municipalização do ensino e suas implicações sobre a carreira e o trabalho docente. Participaram da pesquisa 15 professoras das seis escolas da rede estadual que foram transferidas para o Município. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, anotações em diário de campo e análise dos documentos que regulamentam a municipalização. Os resultados indicam que, embora os discursos oficiais atribuam aos professores o papel de protagonistas nos processos educacionais, na concepção e implementação dessas mudanças, em Porto Velho/RO, não houve envolvimento docente, e os espaços de participação nas escolas não se constituíram em contextos capazes de contribuir para a formação democrática. De acordo com a Psicologia Histórico-Cultural, a ausência de espaços de apropriação da realidade histórica e política interfere na constituição da consciência crítica e altera a essência do trabalho docente, favorecendo a condição de alienação. É o que se observou no contexto analisado.

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ISSN 1518-6385

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