Navegando por Autor "ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA imprensa periódica na pesquisa em história da educação: um estado de conhecimento(2018) ZANLORENZI, Claudia Maria PetchakO trabalho que aqui se apresenta buscou averiguar as teses e dissertações, entre 1970 e 2011, que utilizam a imprensa, especificamente os periódicos educacionais, no período de consolidação dos ideais republicanos na sociedade brasileira. Primeiramente, realizou-se um levantamento preliminar de todas as pesquisas que têm a imprensa como fonte primária, seja jornal ou revista, para em seguida investigar quais utilizam revistas educacionais no recorte teórico proposto, início do século XX. Constatou-se pontos lacunares que possibilitaram o conhecimento sobre o posicionamento teórico nas teses e dissertações que se utilizam da imprensa como objeto de pesquisa para análise da educação, dando indícios da necessidade de trabalhos que utilizem os periódicos educacionais.
- ItemA Revista O Ensino (PR) no início do século XX: ecos do movimento político pela alfabetização(2021) ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; NASCIMENTO, Maria Isabel MouraO presente artigo tem por finalidade apresentar um estudo que teve como questão norteadora a revista O Ensino e o trabalho da Inspetoria Geral de Ensino do Paraná, como ressonância do movimento político no país em relação à alfabetização no início da do século XX. Para tanto, por meio da pesquisa bibliográfica e do exame documental, foi possível analisar as notícias da fonte primária, catalogar os textos e excertos que tratavam sobre a alfabetização e por fim fazer a reflexão conforme os objetivos do trabalho. Esse trabalho, longe de desvalorizar os esforços empreendidos por esse órgão governamental e que eram reflexos das condições materiais do período, teve a finalidade de problematizar uma etapa de ensino, considerada um entrave para a modernização da sociedade republicana.
- ItemAnálise da imprensa como fonte de pesquisa para a história da educação(2020) ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; NASCIMENTO, Maria Isabel MouraOs estudos em história da educação que utilizam a imprensa como fonte primária ou secundária vêm aumentando significativamente e contribuído sobremaneira para a compreensão de que os processos históricos são mediados e fazem parte de uma totalidade. Utilizar- se de outras fontes que não especificamente as do contexto escolar auxilia na apreensão das permanências e rupturas dos processos educacionais atuais, pois apontam os debates e a ressonância dos mesmos do contexto social, dando subsídios para o entendimento das relações sociais, políticas, econômicas e culturais.
- ItemEnsino comum nacional: princípios históricos e políticos(2023) NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SILVA, Renata Lopes da; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; NADAL, Maria Domenica Christiano; GARCIA, Regiane HartmannEste artigo apresenta um estudo no qual a problemática situa-se no contexto da Educação contemporânea (2015-2018) e visa responder o que seria o ensino comum nacional, seus aspectos históricos e políticos, tendo como fonte primária o documento Base Nacional Comum Curricular-BNCC, homologado pelo Ministério da Educação no período de 2017-2018. Destacamos o materialismo histórico e dialético como pressuposto teórico e metodológico, alicerçado a categorias centrais que o fundamentam. O documento apresenta um encaminhamento do sujeito para a autorregulação do aprendizado, para o ideário de cidadania, empreendedorismo, protagonismo e a um projeto de vida que expressam indicadores liberais revivificados na ideologia neoliberal. O conceito de conhecimento situa-se no desenvolvimento de competências e habilidades, em que o mundo do trabalho torna-se um eixo norteador geral para o documento e a concepção de Educação-Ensino a ser institucionalizada pela escola visa compor o modelo de exigências globais e de mundialização do capital. Desta maneira, adjacentes as constantes reestruturações do capital, a educação escolar situa-se em meio às contradições e disputas sociais em que pese termos como equidade e meritocracia. É fundamental que o movimento coletivo dos profissionais envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem na escola, reinterpretem os documentos legais para que possam compor um movimento crítico, contudo, há a necessidade do desenvolvimento do ensino enquanto conhecimento universal na perspectiva histórica e crítica, como materialização da ação transformadora dos sujeitos enquanto práxis dentro da sociedade, considerando o arrazoado científico produzido pelas instituições de pesquisa em educação que tangenciam de forma contra-hegemônica.
- ItemO papel dos articuladores na configuração da revista “A Escola” (1906-1910)(2020) NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak; LEAL, Sandra do Rocio FerreiraO presente artigo tem por objetivo analisar o papel dos articuladores que publicavam na revista “A Escola”. Esse periódico (1906-1910), fonte primária dessa investigação, será analisado na perspectiva da totalidade da história, pois é parte de um projeto maior denominado de Imprensa e Educação. A utilização do vocábulo “articuladores” deve-se ao fato de que não se pretende entrar na história dos intelectuais sobre os quais há diversos estudos. A revista em foco é um periódico de cunho educacional que apresenta dois arranjos ideológicos: educação e imprensa. É por meio desses arranjos que se pretende concretizar o objetivo do artigo em tela, que é apresentar como se processa a construção da cidadania[i] no contexto do Paraná, por meio dos principais articuladores da revista educacional “A Escola”, na formação do professor. Os exemplares da Revista “A Escola” se encontram, atualmente, na Biblioteca Pública do Paraná (Divisão Estadual) e na Hemeroteca Digital do Rio de Janeiro (disponível em: bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital). A fonte primária é a revista “A Escola”.