Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "YOKOTA, Rosa"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estágios Curriculares Supervisionados das Dupla Licenciaturas em Letras IFSP: potencialidades e desafios
    (2022) ANDRADE, Flavia Hatsumi Izumida; YOKOTA, Rosa
    Os estágios curriculares supervisionados (ECS) das Duplas Licenciaturas em Letras dos Institutos Federais de São Paulo (IFSP) apresentam algumas peculiaridades comparadas a outras Instituições de Ensino Superior, por isso, é importante realizar estudos que visem compreender como e sob quais perspectivas esse componente curricular vem sendo desenvolvido nessas instituições. Deste modo, objetivou-se analisar como se configuram os ECS e sob quais concepções de estágio. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com foco na análise documental (Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs e os seus Manuais de Estágio). A análise desses documentos foi realizada a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. Constatou-se que não há vinculação com uma disciplina curricular para sua execução e existe a possibilidade de haver diferentes orientadores. No que tange às concepções de estágio, percebem-se indícios de que os ECS são concebidos como práxis e/ou pesquisa por algumas explicitações nos documentos, mas ao se analisarem as atribuições de orientadores e definição de estágio, fica evidente que o ECS é visto como o momento de prática, tanto como reprodutora de modelos e como instrumentação técnica. Desse modo, apontamos alguns desafios a serem superados, tais como a falta de autonomia dos discentes em organizar sua documentação de estágio e o fato de haver poucos momentos que abordem a reflexão e a teorização da prática dentro dos documentos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Referências sobre a língua inglesa nos relatos de estudantes e egressos do curso de licenciatura em espanhol
    (2016) YOKOTA, Rosa
    Este artigo está baseado em uma pesquisa mais ampla desenvolvida por Rodrigues e Yokota (2013) sobre o perfil do licenciando em Letras-Espanhol no estado de São Paulo. Nele apresentamos um recorte dos dados e aprofundamos a análise baseando-nos na Análise do Discurso Crítica (ADC) sobre como os participantes da pesquisa se referem (ou não) à língua inglesa. As referências a ela demonstram uma forte influência da experiência com este idioma na escolha do curso de espanhol como língua estrangeira. O imaginário criado sobre línguas estrangeiras por estudantes brasileiros é atravessado pela vivência que tiveram com a língua inglesa. Reconhecer esta relação fundante, seja ela positiva ou negativa, é necessário para posicionar-se em relação à nova língua estrangeira a ser estudada ou, no caso dos docentes universitários de línguas estrangeiras, mediar a interação do estudante com a nova língua.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão