Navegando por Autor "WAGNER, Débora Regina"
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- ItemEditorial(2023) WAGNER, Débora Regina; LIMA, Aldinete Silvino deA edição especial da REVEMAT,Educação Matemática em diálogo com a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e em outros contextos socioculturais afirmativos,apresenta 17artigosinéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas que buscam estabelecer relações entre Educação Matemática e a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e em outros contextos socioculturais afirmativos no âmbito da Educação Básica e do Ensino Superior
- ItemEducação do campo, estágio supervisionado e matemática: uma experiência cartográfica(2023) SCHMITZ, Bruna; WAGNER, Débora ReginaEste artigo apresenta acartografia de um Estágio Supervisionado na área de Ciências da Natureza e Matemática,vivenciado por uma futura professora do campo. Trata-se de um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso –TCC,defendido no ano de 2021,no Curso de Licenciatura em Educação do Campo,da Universidade Federal de Santa Catarina. O estágio aconteceu no primeiro semestre de 2021,na forma de seminário,em decorrência da suspensão das atividades presenciais nas escolas ena universidade devido à pandemia da Covid-19. A questão central que mobilizou o estudo perpassa o entrelaçamento entre a formação inicial de professor do campo, o estágio supervisionado e, particularmente, o modo como se opera e serelacionacom amatemáticanesse processo. Para tanto, assume-se a cartografia como uma estratégia metodológicae o diário de bordo como uma de suas pistas, cujo intuito é expressar, na forma de escrita, as vivências, afetações, expectativas,incertezas e pensamentos produzidos durante a realização de um estágio envolvendo a matemática e uma futura-professora. Desta forma, ao se traçar os caminhos vivenciadosdurante o estágio,assume-seo caminharcomo um processo de criação de umarealidade vivenciadaque possibilita problematizar questões acerca da formação matemática no curso de Licenciatura em Educação do Campo,criando condições para a emergência de outras formas de se fazer educação matemática e abrindo espaços para outrasexperiências e sentidos
- ItemLicenciatura em educação do campo: elementos estruturantes de cursos que integramas ciências da natureza e a matemática(2023) LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete Maria da Silva; WAGNER, Débora Regina; KHIDIR, Kaled SulaimanO artigo tem como centro de interesse identificar elementos estruturantes de cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), tomando por base os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) que integram as Ciências da Natureza e aMatemática. Para isso, ancora-se em estudos sobre a Educação do Campo e particulariza os princípios e fundamentos da LEdoC como política pública de formação de professores para atuarem, prioritariamente, em escolas do campo. Trata-se de uma análise documental, cujo corpusé constituído pelos PPC de cinco cursos implantados em universidades públicas de diferentes regiões brasileiras, examinados à luz das seguintes categorias: formação em alternância, formação integradora e formação emancipatória. Os dados analisados mostram que, ainda que partam da mesma base, as propostas dos cursos são diferenciadas no que concerne aos objetivos e à organização das matrizes curriculares, resultados que estão em consonância com os princípios da Educação do Campo e preconizam uma formação que atenda as especificidades de cada território. Características das formações em alternância, integradora e emancipatória são encontradas, com maior ou menor explicitação, nas cinco propostas analisadas e configuram-se em princípios fundantes, de maneira prescritiva, dos cursos que integram as Ciências da Natureza e a Matemática.