Navegando por Autor "VIEIRA, Carlos Eduardo"
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- ItemFormação de professores nos debates da I Conferência Nacional de Educação & Formação (ICNE -1927)(2019) VIEIRA, Carlos Eduardo; FARIA, Maria Cristiane Nunes deThis article aims to analyze the meanings associated to the discussions about the processes of teacher training in the context of the First National Conference of Education promoted by the Brazilian Association of Education. This conference marked the beginning of a series of national meetings of the association that outlined a field of political, theoretical and institutional disputes. This event, which took place in 1927, had as its theme the primary education and generated an expressive documentation, highlighting the 113 theses presented. These and other documents of the Brazilian Association of Education compose the sources that support this analysis, which seeks to identify normative and antithetical concepts asymmetric present in the language game that structured the debates in the First National Conference of Education. The analysis of this language made possible the understanding of the place and the meaning of the teacher in the abeano discourse.
- ItemHistória da educação e história da filosofia: culturas cruzadas a partir das comcepções de história e de escrita da história em Hegel(2009) VIEIRA, Carlos EduardoThis article is aimed at arguing about possible impacts of writings on the History of Philosophy on writing on the History of Education, from the analysis of Georg Wilhelm Friedrich Hegel's conceptions of history and its writing. In this study Hegel is co
- ItemHistória e história da educação no projeto de formação de professores na década de 30 no Brasil: problematizando as noções de Afrânio Peixoto(2007) VIEIRA, Carlos Eduardo; ROBALLO, Roberlayne de Oliveira BorgesEm termos científicos amplos é objetivo deste trabalho investigar as concepções,em sentido amplo, de História e de história da educação presentes nas obras queserviram de suporte para os processos de formação de professores, a partir dadécada de 30 no Brasil. Considerando a dimensão deste problema neste trabalho,optamos por recortar a análise em torno da primeira obra produzida e editadapara este fim específico no país, intitulada Noções de história da educação, deAfrânio Peixoto. Publicada em 1933 pela Companhia Editora Nacional – noâmbito do projeto editorial dirigido por Fernando de Azevedo e intitulado“Biblioteca pedagógica brasileira” –, a obra encerra sentidos importantes paracompreendermos o lugar da história e da história da educação no projeto deformação de professores associado ao Movimento pela Escola Nova (MEN).AsNoções foram publicadas com o objetivo manifesto de aperfeiçoar cultural eprofissionalmente os futuros professores. Sendo assim, escolhemos como fontespara essa investigação as primeiras edições da obra. A perspectiva metodológicaque informa esse empreendimento visa compreender as relações entre a obra eseu contexto de produção. Em outros termos, pensamos a obra na sua relaçãointra e extratextual, ou seja: por um lado, a entendemos como expressão deidéias sobre o conhecimento histórico que tinham uma finalidade formativaassociada à escola normal e, por outro, como evidência de um contexto intelectualno qual ela estava em sintonia. A escrita da história da educação, pensada para os processos de formação de professores, assumiu características próprias e asua especificidade, segundo concluímos, estava relacionada com as repre-sentações produzidas sobre os destinatários das Noções (normalistas), bem comoem função do papel conferido à história nos processos de formação.