Navegando por Autor "VICENTINI, Taiani"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEpistemologia da Educação Comparada com ênfase em reformas educacionais: um olhar a partir da teoria Decolonial(2022) VICENTINI, Taiani; RAMOS Lamar, AdolfoA Educação Comparada, desde o início, possui uma vocação reformista e foi permeada por diversas epistemologias, o que influi na abordagem da tensão entre o local e o global, discutida pela Teoria Decolonial. Este artigo aborda a Epistemologia da Educação Comparada com ênfase em reformas educacionais, partindo da teoria Decolonial. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. A Educação Comparada apresenta um uso pragmático e o modo como as reformas foram e ainda são implementadas não levam em consideração as especificidades locais de cada região. Concluiu-se que a teoria Decolonial apresenta subsídios para um giro epistemológico no campo da Educação Comparada com ênfase em reformas educacionais de modo a (re)pensar a articulação entre a tensão do local e o global.
- ItemEpistemologia e educação comparada na América e no Caribe: algumas concepções(2019) LAMAR, Adolfo Ramos; VICENTINI, TaianiNo contexto latino-americano e caribenho a EC enfrentou problemas de consolidação, mas com a globalização, está sendo mais requisitada. Em 1991 Goergen alertava para o uso pragmático da EC e o descuido das reflexões teóricas. A EC é heterogênea no quesito epistemológico. Nesse sentido, o trabalho tem por objetivo abordar a questão epistemológica da EC na América Latina e no Caribe. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental.