Navegando por Autor "VICENTINI, Dayanne"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA epistemologia dialética na atividade pedagógica: realidade e possibilidade na formação do professor da infância(2018) BARROS, Marta Silene Ferreira; VICENTINI, DayanneO presente estudo tem como objetivo central, compreender a importância do conhecimento científico na práxis pedagógica do professor da infância. A pesquisa se justifica devido ao fato de grande parte dos educadores infantis receberem uma formação precária, refletindo em práticas pautadas no senso comum, em detrimento do conhecimento científico.
- ItemA pedagogia socialista como possibilidade de superação da pedagogia toyotista: contribuições do materialismo histórico-dialético(2017) BARROS, Marta Silene Ferreira; VICENTINI, DayanneA pesquisa tem como objetivo central problematizar a apropriação da pedagogia toyotista presente em tempos de neoliberalismo pela pedagogia socialista. A partir da relação entre educação e trabalho, podemos analisar que este, inserido no contexto capitalista, acaba por tomar uma forma degradada e alienante. As escolas, configurando-se como instituições formadoras do homem, atrelam-se a concepções pautadas na lógica do mercado de trabalho.
- ItemA relação teoria e prática na formação docente: condição essencial para o trabalho pedagógico(2020) BARROS, Marta Silene Ferreira; PASCHOAL, Jaqueline Delgado; VICENTINI, Dayanne; ALMEIDA, Jacqueline Daniele França de; FERREIRA, Ana Letícia; BARROS, Priscila Cordeiro SoaresA formação docente se apresenta como um dos desafios na contemporaneidade. A proposta deste estudo busca discutir a relação teoria e prática na formação como elemento essencial para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. A partir disso, objetiva-se analisar de que modo a dicotomia ou a unidade teoria e prática pode influenciar na formação do professor.