Navegando por Autor "VAZ, Liliane Rodrigues"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMetodologias ativas e docência no ensino superior: um cenário que demanda por competência pedagógica(2018) CARVALHO, João Wilson Savino; MALUSÁ, Silvana; SILVA, Alexandre Leite dos Santos; SANTOS, Alexandre Fonseca; VAZ, Liliane Rodrigues; NOGUEIRA, Fausto ReisEsse artigo tem como objetivo mostrar a importância das metodologias ativas no Ensino Superior e a necessidade, para a sua implantação, de competências pedagógicas do professor universitário. A pesquisa baseou-se na revisão da literatura científica e na aplicação de um questionário a 25 docentes, da área da saúde, de uma universidade mineira. Concluiu que as metodologias ativas estão em consonância com a formação crítica e reflexiva esperada pela educação superior, além de enriquecerem o espaço da sala de aula. Ademais, chegou-se à conclusão que o professor universitário necessita de um espaço permanente e dialógico para a construção da competência pedagógica que favoreça a introdução e o uso eficaz das metodologias ativas.