Navegando por Autor "VAZ, Alexandre Fernandez"
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- ItemCorpo, infância, cuidados de si: educação física no contexto da educação infantil(2009) VAZ, Alexandre Fernandez; RICHTER, Ana Cristina; VIEIRA, Carmen Nunes; GONÇALVES, Gisele Carreirão; GONÇALVES, Michelle CarreirãoO trabalho apresenta parte dos resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o registro e a análise de práticas pedagógicas de Educação Física na educação da pequena infância. A investigação desenvolveu-se em três instituições públicas de Florianópolis, contando com extenso conjunto de observações, análise de re-latórios organizados pelas professoras de Educação Física, entrevistas com estas e outros atores institucionais. Considerou também as diretrizes do município e os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de cada instituição. Os dados apontam para aulas de Educação Física que intentam romper com modelos escolarizantesna Educação Infantil, encontrando, dessa forma, um lugar nos momentos de descanso, de alimentação, de parque, de entrada e saída que compõem a rotina institucional, como também nos projetos coletivos de trabalho (organizados e desenvolvidos em cada uma das unidades), tempos permeados por dispositivos civilizadores.
- ItemSacrifícios, sonhos, indústria cultural: retratos da educação do corpo no esporte escolar(2007) TORRI, Danielle; ALBINO, Beatriz Staimbach; VAZ, Alexandre FernandezThis article presents results of a research that sought to investigate aspects of bodily education, focusing in a program of School Sports for boys and girls from a public school in Florianópolis, Brazil. Systematic observations were made of the contexts
- ItemSobre diversão e aventura no turismo: disciplina, consumo, infantilização(2019) WERLE, Verônica; VAZ, Alexandre FernandezSupported by the critical concept of Cultural Industry we intend to put in question the notions of adventure and fun that circumscribe the modern travel imaginary, including those organized under the tourist model. For this, we followed-up four excursionsin Southern Region of Brazil and interviewed 15 tourists. The results show that: the security provided by excursion difficult meeting with the newand the other, both inherent to adventure; tourism provides disciplining mechanisms, promotes a kind of oriented fun that tourists voluntarily subordinate themselves to. By ensuring fun and discourage adventure, tourism infantilizes travelers, determining stiffening subjective experiences.