Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "VASCONCELOS, Valéria Oliveira de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A ética da alteridade-cuidado nos processos formativo-investigativos do/no campo da Educação Popular: diálogos interinstitucionais
    (2023) SOUZA, Tiago Zanquêta de; NOVAIS, Gercina Santana; VASCONCELOS, Valéria Oliveira de
    O objetivo deste ensaio é o de refletir sobre a ética da alteridade-cuidado nos processos formativo-investigativos do/no campo da Educação Popular, constituída a partir de experiências decorrentes dos movimentos de enfrentamento político-epistemológico e da valorização de saberes e métodos plurais de produção de conhecimentos. Como consonância desse pensamento, apresentam-se algumas articulações entre nossos quefazeres cotidianos como pesquisadores(as) em programas Stricto Sensu. Partilham-se experiências e práticas comuns em que a formação ética se erige na aproximação da realidade como ponto de partida/chegada, alicerçada no diálogo, no respeito e na confiança mútuos, com clara intencionalidade política, baseada na justiça e na busca por autonomia no sentido de Ser Mais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Entre as origens e o agora: memórias e trajetos da educação popular
    (2021) BRANDÃO, Carlos Rodrigues; VASCONCELOS, Valéria Oliveira de
    O presente ensaio teve como objetivo principal o de perscutar quando a “educação” se assina, enfim, “popular”. Para tanto, é esboçado um breve histórico buscando desvelar que a Educação Popular, entre outras palavras-dupla, ganhará o mesmo sentido que acompanhará a obra de Paulo Freire: pensar e praticar a educação como cultura; pensar e praticar a cultura como política; pensar e praticar a política como libertação, como emancipação e, no limite, como revolução. Educadoras e educadores estão sempre se tornando no que devem vir-a-ser. E este tornar-se, que sugere uma mutação, é o que, igualmente, caracteriza o percurso da Educação Popular. Em um mundo em que as ditaduras militares têm sido substituídas por sistemas de colonização e hegemonia impostas pelo difuso poder do capitalismo, diversas teorias e práticas que associam o adjetivo “popular” a outras palavras parecem ser tão atuais e estar tão presentes quanto nos anos 1960.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão