Navegando por Autor "VASCONCELLOS, Mônica"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino de geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções dos acadêmicos do normal superior(2006) GUIMARAES, Sheila Denize; VASCONCELLOS, Mônica; TEIXEIRA, Leny R. M.The present work tells the results of a study which investigated conceptions and difficulties of academics from the Normal Superior Course regarding the geometry teaching in the initial series of the fundamental teaching. The data were collected by observations and application of a questionnaire during the accomplishment of a minicourse that involved activities related to three-dimensional objects and two-dimensional illustrations. The questionnaire was subdivide in two moments: the first sought to verify the attributed importance, given by the participants, to the mathematical contents supplied in the fundamental teaching and the second had the purpose of identifying the participants' conceptions and the difficulties regarding the differentiation between solids and plane illustrations. The data revealed that the academics' difficulties, in geometry, are related as much to the nomination and representation in the plan of three-dimensional objects as to the differentiation between solids and plane illustrations
- ItemPor uma outra escola: provocações à didática e ao conceito de inovação pedagógica(2019) VASCONCELLOS, Mônica; ALMEIDA, Sandra Maciel deIdentificar elementos que apontem perspectivas pedagógicas inovadoras, sob a ótica de licenciandos e de professores da educação básica é o objetivo deste estudo, que resulta das reflexões realizadas pela equipe docente do Núcleo de Didática e Formação de Professores da UFF e das avaliações qualitativas realizadas com alunos de Didática.
- ItemPor uma outra escola: provocações à didática e ao conceito de inovação pedagógica(2019) VASCONCELLOS, Mônica; MACIEL, SandraIdentificar elementos que apontem perspectivas pedagógicas inovadoras, sob a ótica de licenciandos e de professores da educação básica é o objetivo deste estudo que resulta das reflexões realizadas pela equipe docente do Núcleo de Didática e Formação de Professores da UFF e das avaliações qualitativas realizadas com alunos de Didática.
- ItemPrecisamos falar de gênero: por uma educação democrática(2018) ALMEIDA, Sandra Maciel de; JAEHN, Lisete; VASCONCELLOS, MônicaOs discursos moralizantes tem sido a tônica de uma agenda conservadora, no Brasil contemporâneo, como forma de abrir caminho para o conservadorismo político devassar as possibilidades de avanço social e democrático, construídas nos últimos quinze anos.
- ItemRememorar é transcender: um diálogo com licenciandos do grupo PET conexões de saberes da Universidade Federal Fluminense(2020) REZENDE, Cyntia de Souza Bastos; VASCONCELLOS, MônicaEste trabalho tem por objetivo analisar narrativas de licenciandos acerca das contribuições do Grupo PET Conexões de Saberes da Universidade Federal Fluminense (UFF) para a formação e a produção de saberes profissionais dos envolvidos.