Navegando por Autor "VALLE, Ione Ribeiro"
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- ItemA obra do sociologo Pierre Bourdieu: uma irradiação incontestável(2007) VALLE, Ione RibeiroAs every great scientific production, the work of sociologist Pierre Bourdieu (1930-2002) was created around an intuition, and built from strength-ideas formulated, developed, reformulated, and resumed in most of his publications - a founding intuition th
- ItemA reprodução de Bourdieu e Passeron muda a visão do mundo educacional(2022) VALLE, Ione RibeiroPassado meio século, A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, publicada na França em 1970 e no Brasil em 1975, continua sendo uma referência incontornável à pesquisa em sociologia da educação em razão das questões que discute e das categorias teórico-metodológicas que mobiliza para a reflexão crítica das políticas educacionais. Produzida num outro momento histórico e num outro contexto político e educacional, esta obra tem se constituído em referência fundamental aos estudos sobre os sistemas de ensino, ao pôr em xeque a promessa de democratização da educação e a meritocracia escolar. Situar o lugar que a obra ocupa no movimento de circulação de ideias educacionais, notadamente a que ocorre entre a França e o Brasil, é o objetivo deste artigo. Parte-se do pressuposto que as concepções de dominação e reprodução dão sustentação à obra. Assim, para compreender essa complexa e polêmica teoria, que renovou o modus operandi sociológico, faz-se necessário estabelecer uma relação estreita entre as duas concepções, seja em relação à eleição das lentes interpretativas, seja no que concerne à mobilização dos recursos metodológicos e das fontes empíricas. À luz dessa perspectiva, serão apreciadas algumas dimensões que levam a considerá-la como uma obra clássica. Num primeiro momento, serão apresentadas as reflexões gerais da obra|| em seguida, serão destacados os indicadores políticos e educacionais que marcaram sua concepção e introdução no Brasil|| e, por fim, serão discutidos os aspectos de sua recepção em terras brasileiras, com ênfase para sua contribuição à pesquisa educacional.
- ItemBourdieu y lo político(2019) COUTO, Gabriela Albanás; DENTZ, Schirlei Russi Von; VALLE, Ione RibeiroNesse texto apresentamos a resenha da obra: GAMBAROTTA, Emiliano. Bourdieu y lo político. Buenos Aires: Prometeo Libros, 2016. 310 p. Bourdieu y lo político,4 livro de 2016 publicado na Argentina por Emiliano Gambarotta,5 tem como principal argumento a centralidade da questão do “político” na teoria social produzida por Pierre Bourdieu (1930-2002). A dominação social, seus mecanismos e como estes produzem e reproduzem as (e nas) práticas sociais é seu foco principal de análise. A opção por centrar-se no “político”, afirma o autor, deve-se ao fato de considerá-lo chave de leitura para toda a teoria bourdieusiana, argumento que ele explora de maneira instigante ao longo da obra. Para Gambarotta, pensando com Bourdieu, a dominação ocorre nas práticas sociais por uma espécie de “alquimia simbólica”; nela a educação ocupa um papel fundamental. É com o objetivo de apontar a centralidade da questão da dominação na sociologia bourdieusiana que o autor retoma suas categorias fundamentais, a saber, o nomos, que diz respeito às práticas sociais, e a doxa, que estaria na dimensão do simbólico, buscando mostrar ao leitor o movimento dialético entre as instâncias nomos/objetivo/práticas e doxa/subjetivo/simbólico, a partir do e atravessado pelo modo de pensar relacional característico de Pierre Bourdieu. Gambarotta, todavia, não se limita a mostrar os desvelamentos da realidade social que a teoria de Bourdieu produz, mas nos leva a pensar em possibilidades de rompimento da dominação, o que chama de “o disruptivo” da sociologia bourdieusiana.
- ItemBourdieu y lo político(2019) COUTO, Gabriela Albanás; DENTZ, Schirlei Russi Von; VALLE, Ione Ribeiro
- ItemSocialização e socialização profissional: interface entre forjar e negociar outro ser(2013) MELO, Marilândes Mól Ribeiro de; VALLE, Ione RibeiroObjetivamos, neste artigo, compreender algumas abordagens sobre os conceitos de socialização e socialização profissional. Estes se desdobraram com a necessidade do trato com profissão e a profissionalização, por se fundirem e serem fundamentos para o entendimento do que seja socialização profissional. É sob o aspecto subjetivo que se constitui a efetiva identificação e adesão aos grupos e às profissões. É o processo de passagem de uma condição para outra, de construção das distintas nuances que compõem o ser, com todas as implicações deste processo. Como ocorre o processo de socialização? E o processo de socialização profissional? Quais os principais fatores que neles interferem? Que relações podem ser estabelecidas entre os campos da formação e da prática? O que assegura a mobilidade e a distribuição no interior dos processos de socialização e de socialização profissional? É sobre tais indagações que este escrito se propõe a refletir, considerando que é dos resultados das negociações que emergem as identidades daqueles que se comprometem ou são por elas comprometidos.
- ItemUm conceito reinterpretado ao longo do século: do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu(2018) VALLE, Ione RibeiroTo contribute to the debate about intellectuals, we turn to two sociologists who have nearly a century between their work: Émile Durkheim (1858-1917) and Pierre Bourdieu (1930-2002). The first recognized the relationship between a “moral individualist” and the role of the intellectual. This reflection is part of his emphasis on social cohesion and secular morality, which are indispensable for the promotion of progress and order in societies in a growing process of differentiation. Bourdieu, meanwhile, focused on the need to “reinvent a type of collective intellectual following the model of the encyclopedistas”. For Bourdieu, a new challenge was established for the collective intellectual: to mobilize science, and sociology in particular, in the struggle against the abusive uses of science and scientific authority. The ideas of these thinkers offer guides to reading that inspire the development of a historic sociology focused on education in Brazilian social thinking.
- ItemUm conceito reinterpretado ao longo do século: do intelectual individualista de Durkheim ao intelectual coletivo de Bourdieu(2018) VALLE, Ione RibeiroTo contribute to the debate about intellectuals, we turn to two sociologists who have nearly a century between their work: Émile Durkheim (1858-1917) and Pierre Bourdieu (1930-2002). The first recognized the relationship between a “moral individualist” and the role of the intellectual. This reflection is part of his emphasis on social cohesion and secular morality, which are indispensable for the promotion of progress and order in societies in a growing process of differentiation. Bourdieu, meanwhile, focused on the need to “reinvent a type of collective intellectual following the model of the encyclopedistas”. For Bourdieu, a new challenge was established for the collective intellectual: to mobilize science, and sociology in particular, in the struggle against the abusive uses ofscience and scientific authority. The ideas of these thinkers offer guides to reading that inspire the development of a historic sociology focused on education in Brazilian social thinking.