Navegando por Autor "VALDEMARIN, Vera Teresa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920)(2022) VALDEMARIN, Vera TeresaEste artigo adota a perspectiva histórica com o objetivo de compreender a dinâmica da circulação das ideias pedagógicas e identificar movimentos de inovação, acomodação e reinterpretação, próprios dos processos culturais. A análise do tema está delimitada às ideias educacionais de Johann Friedrich Herbart (1776-1841) postas em circulação nos Estados Unidos da América, entre a década final do século XIX e as décadas iniciais do século XX. As fontes documentais que amparam a análise desse tema são dois manuais didáticos produzidos para orientar a prática de ensino de professores da escola elementar, em formação e em exercício: The elements of general method based on the principles of Herbart (nas edições de 1893 e 1907) e Teaching by projects, publicado em 1920, ambos de autoria de Charles A. McMurry (1857-1929), um dos principais divulgadores norte-americanos do herbartianismo. O autor, além de produzir vasta bibliografia, foi professor, diretor e superintendente de escolas primárias, atuou em instituições de formação de professores e foi um dos fundadores e Secretário da National Herbart Society. A análise do ciclo de difusão das ideias herbartianas, situado entre as concepções pestalozianas – as lições de coisas – e as concepções da Educação Progressiva – o método de projetos -, considerou a inter-relação entre agentes, instituições formadoras e impressos pedagógicos e acompanhou desde suas pretensões renovadoras até sua capitulação frente a outras tendências e teorias. Foram identificados movimentos de inovação, adaptação e reinterpretação dos conceitos e das práticas pedagógicas destinados a conferir-lhes relevância e sentido em diferentes contextos de uso.
- ItemAs vicissitudes da cultura escolar e os seus desafios filosófico-educacionais na contemporaneidade(2008) VALDEMARIN, Vera TeresaWhen approaching the theme proposed by the Symposium - "New problems and themes in the philosophy of education" - I prioritized making a reflection against the background of analyzes and knowledge produced in different areas of the human sciences, asking them in order to seek possible meanings, interpretations and purposes. It is an attempt to transform parts, fragments and diversities of perspectives into an intelligible mosaic, with education and, more specifically, school education at the center. The result of the effort undertaken and presented here does not contain conclusions and certainties. It is, at the moment, an invitation to an exercise in reflection on open possibilities for the Philosophy of Education, which are based on the work developed in the Group for Studies and Research on Culture and Education and in the line of research Historical, philosophical studies and anthropological studies on school and culture at the Faculty of Sciences and Letters of Araraquara/UNESP.