Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ULHÔA, Leonardo Moreira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A política escolar na França na atualidade (2017-2019): tentativas de interpretação
    (2019) ROBERT, André D.; ULHÔA, Leonardo Moreira; KHOURY, Zeina Abdulmassih
    Este artigo tenta analisar os dois anos (2017-2019) da política escolar conduzida na França pelo ministro Jean-Michel Blanquer no governo do novo presidente Emmanuel Macron. Esta política é de fato particularmente difícil de descriptografar, na medida em que não pretende ser nem de direita, nem de esquerda. O autor analisa primeiro o quadro ideológico e teórico dessa política (no centro do qual, encontra-se o neoliberalismo e a neurociências), em seguida, alguns aspectos da comunicação e da ação do ministro que busca muitos efeitos midiáticos, enfim os principais significados da lei conhecida como "escola de confiança", promulgada em julho de 2019. Essa análise mostra que por trás das boas intenções declaradas de luta contra o fracasso escolar, se esconde uma política autoritária caracterizada por uma desconfiança em torno de professores e orientações desiguais, reforçando a seleção em detrimento dos alunos com maior dificuldade.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão