Navegando por Autor "UEHARA, Flavia Maria"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino fundamental i através do olhar dos professores(2016) CARNEIRO, Relma Urel Carbone; UEHARA, Flavia MariaEste estudo se propôs a analisar como tem se dado a inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa utilizando como procedimento metodológico o Estudo de Caso. Foi aplicado um questionário a 13 professores de classe comum atuantes em uma escola municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que tinham em suas turmas alunos com deficiência.
- ItemEngajamento de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no uso de Objetos de Aprendizagem(2022) FISCARELLI, Silvio Henrique; UEHARA, Flavia Maria; MELO, Andressa Cristina Daderio deO presente artigo tem o objetivo de investigar se o uso de Objetos de Aprendizagem pode possibilitar o engajamento de alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental nas atividades escolares. Nele serão empregadas as concepções que consideram a existência de três dimensões do engajamento: o engajamento comportamental, o engajamento cognitivo, e o engajamento emocional. A abordagem metodológica utilizada foi a da Pesquisa-ação e a coleta de dados foi realizada por meio do acompanhamento de aulas realizadas em um laboratório de informática de uma escola municipal localizada no interior do Estado de São Paulo e de entrevistas com as professorasparticipantes. De maneira geral, os resultados indicam que o uso de Objetos de aprendizagem é uma alternativa viável para promover o engajamento dos alunos nas atividades escolares. No entanto, a partir dos dados coletados, não foi possível compreender osmotivos que levaram alguns alunos a não se engajarem nas atividades, e por esse motivo, consideramos relevante a realização de pesquisas que investiguem os fatores que resultem em comportamentos desengajados durante o uso de Objetos de Aprendizagem
- ItemO uso de objetos de aprendizagem no ensino fundamental: um estudo bibliométrico(2017) UEHARA, Flavia Maria; MONTEIRO, Maria Iolanda; MILL, Daniel Ribeiro Silva; FISCARELLI, Silvio HenriquePor essa razão, o presente artigo possui o objetivo de realizar um levantamento bibliográfico das teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil com objetivo de investigar como a utilização de Objetos de Aprendizagem no contexto escolar, com alunos do ensino fundamental, vem ocorrendo e como está sendo discutida no país.