Navegando por Autor "TRINDADE, Rui"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEscola, exigência e rigor: Contributo para uma abordagem complexa e inclusiva(2023) TRINDADE, Rui; FERREIRA, Daniela; COSME, ArianaEste é um texto em que, a partir dos pressupostos do que Trindade e Cosme (2016) designam por paradigmas da instrução, da aprendizagem e da comunicação, confrontam-se as perspectivas de exigência e rigor acadêmicos que se coadunam com tais pressupostos. Como resultado da reflexão produzida, constata-se, em primeiro lugar, que estas categorias não só não são propriedade do paradigma da instrução, como são entendidas, em alternativa, como categorias indispensáveis à afirmação de uma Escola que visa se assumir como um espaço culturalmente significativo e humanamente empoderador. Neste sentido, estamos perante um texto que, ao libertar tais categorias curriculares e pedagógicas das amarras em que os instrucionistas as encerraram, pretende contribuir para propor uma leitura mais complexa e inclusiva acerca da exigência e do rigor acadêmicos, no momento em que tem em conta quer os alunos e as suas singularidades quer uma outra visão epistemológica acerca do conhecimento.
- ItemReconhecer os alunos para reinventar a escola: da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo(2009) TRINDADE, RuiIn this article, the Portuguese Modern School Movement (MEM) constitutes an object of theoretical reflection, its pertinence deriving from the need to reflect, by means of this movement, upon the goals, the demands and the meaning of educational and curri