Navegando por Autor "TREVISOL, Oviles Vitório"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDemocratização do acesso ao ensino superior público: análise das políticas de ingresso da UFFS/democratization of the access to the public higher education: analysis of the policies in UFFS(2015) TREVISOL, Oviles Vitório; NIEROTKA, RosileiaNeste artigo apresentam-se os resultados de uma dissertação de mestrado na qual se objetivou investigar as políticas de acesso e as ações afirmativas implementadas pela Universidade Federal da Fronteira Sul. A UFFS foi criada com o propósito de expandir e interiorizar o ensino superior público e se insere a um conjunto de políticas públicas que visam combater a privatização e o elitismo na educação superior. O estudo concentrou-se na análise dos dados dos 2.123 estudantes que ingressaram nos cursos de graduação da Instituição em 2012. A pesquisa revelou que a política de acesso implantada pela UFFS foi além da “Lei das Cotas” e trouxe para a universidade pública os filhos dos trabalhadores do campo e da cidade, mulheres (63,5%), egressos do ensino médio público (97,4%), oriundos de pais com baixa escolaridade e com uma renda familiar média de até três salários mínimos (69,3%).